PS quer dar um minuto a cada deputado único no debate com o primeiro-ministro

Depois da polémica sobre os tempos de intervenção dos deputados do Chega, Iniciativa Liberal e Livre, os socialistas entregaram uma proposta para mudar o regimento do Parlamento.

O PS quer dar um minuto a cada deputado único para intervir no debate quinzenal com o primeiro-ministro. A proposta faz parte de um projeto de regimento que os socialistas entregaram no Parlamento. Já o Chega quer que neste debate, os deputados únicos tenham dois minutos para intervir.

As propostas de alteração surgem depois de o Parlamento ter decidido aplicar a grelha de tempos prevista para os debates quinzenais no debate que acontece esta quarta-feira. Nesta grelha, que tem em conta as regras do regimento atual, os deputados únicos não têm direito a intervir neste debate.

Na semana passada, o PS, BE, PCP e Verdes decidiram que se aplicaria ao debate quinzenal desta semana a grelha de tempos prevista no regimento do Parlamento. Este facto causou indignação junto dos deputados únicos representantes até porque na legislatura passada foi aberta uma exceção, permitindo ao PAN – que na altura não era um grupo parlamentar, mas sim um deputado único – que interviesse nos debates quinzenais.

O PS argumenta que já no passado referira “que o caminho mais adequado deveria sempre passar pela expressa revisão do regimento com vista a criar normas estáveis, que evitassem fazer os deputados depender das decisões casuísticas de cada momento”.

O projeto de André Ventura defende porém que sejam dois minutos o tempo para falar.

Esta tarde a comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais vai reunir-se para discutir o primeiro projeto sobre regimento do Parlamento a dar entrada na Assembleia, da autoria do Iniciativa Liberal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer dar um minuto a cada deputado único no debate com o primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião