Caixa paga juro a rondar 1,5% para emitir 500 milhões em dívida

A Caixa está no mercado para se financiar em 500 milhões de euros em títulos de dívida sénior não preferencial a cinco anos. Deverá pagar uma taxa de juro a rondar os 1,5%.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem de emitir 2.000 milhões de euros em dívida sénior nos próximos anos para cumprir com as exigências regulamentares. Já começou a percorrer este caminho: está no mercado para se financiar em 500 milhões de euros em títulos de dívida sénior não preferencial com a maturidade de cinco anos. O banco público deverá pagar uma taxa de juro a rondar os 1,5%.

Esta taxa de 1,5% resulta da soma de um prémio de 175 pontos base com a taxa de juro do mercado a cinco anos (taxa mid-swap do euro), que negoceia esta segunda-feira em -0,2076%, segundo adianta a Bloomberg, citada pelo Jornal de Negócios.

A operação marca o início de uma série de emissões de dívida subordinada que a CGD terá de realizar até ao final de 2022 no âmbito do chamado requisito de MREL (requisito mínimo de fundos próprios e créditos elegíveis), que obriga os bancos europeus com importância sistémica a constituir uma almofada financeira adicional para fazer face a eventuais dificuldades. O objetivo é fazer com que os bancos tenham capacidade de absorver perdas e evitar a ajuda dos contribuintes.

No caso da CGD, o banco vai ter de emitir cerca 2.000 milhões de euros em dívida sénior preferencial e sénior não preferencial até final de 2022, o que é “perfeitamente acomodável” com os planos da instituição, disse Paulo Macedo em julho, aquando da apresentação dos resultados semestrais.

Para esta emissão, o banco público conta com a ajuda do CaixaBI, HSBC, Morgan Stanley, NatWest Markets e Société Générale. Isto depois de um roadshow que teve lugar na semana passada em Londres e Paris. Segundo adiantou a Bloomberg, os títulos de dívida receberão uma notação financeira de Ba2 da Moody’s, BB+ da Fitch e BBB Baixo da DBRS.

Em julho, o administrador financeiro da CGD, José de Brito, referiu que o banco “facilmente” cumprirá este requisito regulatório, mas sublinhou que “será um peso adicional para a margem financeira”. “Na prática é uma operação que não precisamos”, disse o CFO do banco do Estado em julho, tendo frisado que a situação de solidez da instituição é forte.

A CGD atingiu um lucro de 640 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Vai distribuir um dividendo de cerca de 300 milhões ao Estado.

(Notícia atualizada às 10h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa paga juro a rondar 1,5% para emitir 500 milhões em dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião