Patris quer afastar Nelson Tanure da administração da Pharol. AG marcada para 18 de dezembro

Os acionistas da Pharol vão ser chamados a votar duas propostas da Real Vida Seguros para reduzir o número de lugares na administração e afastar o empresário brasileiro Nelson Tanure.

Os acionistas da Pharol PHR 0,83% vão votar, a 18 de dezembro, duas propostas da Real Vida Seguros para reduzir o número mínimo e máximo de membros do Conselho de Administração e afastar o empresário brasileiro Nelson Tanure deste órgão da sociedade. A Real Vida Seguros, detida pela Patris, do empresário Gonçalo Pereira Coutinho, comprou 4,34% dos direitos de voto da Pharol em outubro.

Num comunicado enviado à CMVM, a Real Vida Seguros explica que “os números mínimo e máximo de membros do Conselho de Administração” da Pharol, respetivamente nove e onze, foram fixados “num momento em que se antevia um vasto escopo para a atividade da sociedade”. No entanto, a empresa aponta que, atualmente, a Pharol limita-se “à gestão da participação social” que tem na operadora Oi — e, por esse motivo, o número mínimo de administradores deverá ser alterado para três e o máximo para sete.

Mas a intenção vai mais além. Se os acionistas aprovarem esta alteração nos estatutos, a Real Vida Seguros propõe que seja votada a destituição de três dos atuais administradores: Nelson Tanure, Jorge das Neves e Aristóteles Drummond.

O nome de Tanure destaca-se por ter sido o empresário brasileiro que tentou controlar a Pharol e a Oi, e cuja participação na cotada nacional nunca foi clara, o que chegou a desencadear uma averiguação por parte da CMVM e posterior decisão de retirar os direitos de voto na Pharol a três sociedades ligadas ao empresário. Nos últimos meses, essas empresas têm vindo a reduzir a sua posição na empresa portuguesa.

O ECO contactou Nelson Tanure, mas o empresário brasileiro não reagiu

O Conselho de Administração da Pharol é presidido por Luís Palha da Silva. Para além dos três nomes que a Real Vida Seguros quer destituir, têm assento neste órgão Jorge Cardoso, Maria do Rosário Correia, Pedro Leitão, Avelino Rodrigues e Maria Leonor Modesto.

(Notícia atualizada às 14h14 com contacto a Nelson Tanure)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Patris quer afastar Nelson Tanure da administração da Pharol. AG marcada para 18 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião