5 coisas que vão marcar o dia

Esta sexta-feira não é um dia qualquer, é Black Friday. Mas há mais do que apenas promoções nas lojas. Há dados importantes, como a inflação e o desemprego na Europa.

No dia em que os grandes descontos invadem todas as lojas, o Eurostat divulga dados sobre a inflação e o desemprego, e o INE anuncia os dados sobre as contas nacionais referentes ao terceiro trimestre deste ano. Entre as empresas, a Teixeira Duarte está em foco já que vai apresentar aos investidores os seus resultados.

Um dia cheio de descontos. É assim a Black Friday

Celebrado o Dia de Ação de Graças, segue-se agora a Black Friday, um dia tradicionalmente marcado por grandes descontos em múltiplos bens e serviços, da tecnologia à banca. A Black Friday teve origem nos Estados Unidos, mas entretanto já chegou a muitos outros países, incluindo Portugal. E em Nova Iorque, Wall Street encerra mais cedo para assinalar a data.

Como está a evoluir a economia portuguesa?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta sexta-feira, as contas nacionais trimestrais relativas ao terceiro trimestre do ano. De acordo com a estimativa rápida publicada no início deste mês, o PIB aumentou 1,9% em termos homólogos, de julho a setembro, tendo sido registado um contributo positivo da procura interna com o consumo privado a acelerar. No segundo trimestre, a economia tinha crescido 1,8% face ao mesmo período do ano anterior.

Desemprego subiu em Portugal. E lá fora?

O gabinete de estatísticas da União Europeia divulga, esta sexta-feira, os dados do desemprego relativos a outubro deste ano. Por cá, o INE já indicou que, nesse mês, a taxa de desemprego terá estabilizado em 6,5%, tendo revisto em uma décima o valor de setembro (de 6,4% para 6,5%). A confirmar-se o valor provisório indicado agora pelo INE para outubro, a taxa apresentará apenas uma redução de uma décima face ao mesmo mês do ano passado. Em outubro de 2018 a taxa de desemprego situou-se em 6,6%.

E que trajetória está a fazer a inflação?

Numa altura em que o Banco Central Europeu mudou de mãos (Mario Draghi passou a liderança a Christine Lagarde, o gabinete de estatísticas da União Europeia divulga, esta sexta-feira, uma estimativa rápida dos dados da evolução dos preços no bloco comunitário relativa a novembro deste ano. Um dos desafios herdados por Lagarde foi precisamente uma inflação persistentemente baixa e distante do objetivo de 2%.

Teixeira Duarte apresenta contas

A construtora Teixeira Duarte apresenta, esta sexta-feira, as suas contas consolidadas referentes ao terceiro trimestre do ano. Nos primeiros seis meses do ano, a construtora registou um resultado líquido de 12,3 milhões de euros, o que significa um decréscimo de 29,3% face ao mesmo período de 2018. Os proveitos operacionais foram de 490 milhões de euros, recuando 1% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião