5 coisas que vão marcar o dia
Endividamento da economia, Certificados de Aforro e do Tesouro, bem como a renacionalização dos CTT estão em destaque. Na Europa, discutem-se o ambiente e a política orçamental.
A publicação de dados sobre o endividamento da economia e sobre a captação de poupanças pelos instrumentos de aforro do Estado estão em destaque esta quinta-feira, num dia em que o Parlamento volta a debater a renacionalização dos CTT. Lá fora, o foco vai estar no Banco Central Europeu, que vai falar sobre política orçamental, bem como o Conselho de Ambiente da União Europeia.
Renacionalização dos CTT voltam ao Parlamento
A Assembleia da República já chumbou três iniciativas legislativas que defendiam a renacionalização dos CTT, empresa privatizada em 2013, através da dispersão de capital em bolsa, apresentadas por BE, PCP e PEV. A ideia volta esta quinta-feira a debate no Parlamento, onde os deputados vão discutir em plenário o projeto de lei do BE que estabelece o regime para a nacionalização dos CTT, bem como o projeto de resolução do PEV que prevê a reversão da privatização da operadora postal.
Economia mais endividada?
O endividamento da economia portuguesa cresce há dois meses seguidos. Em setembro aumentou 1,9 mil milhões de euros, com o total a superar os 725 mil milhões de euros. O acréscimo deveu-se especialmente endividamento do setor privado, apesar de o público também ter agravado. Esta quinta-feira, Banco de Portugal volta a publicar novos dados, referentes a outubro, onde se poderá perceber se o endividamento continua a crescer.
Certificados podem atingir meta do Governo
O investimento nos produtos de poupança do Estado acelerou ligeiramente em outubro, mas os certificados estão a perder brilho junto dos aforradores nacionais. Feitas as contas, o valor aplicado nos Certificados de Aforro e nos do Tesouro engordou apenas 24 milhões de euros no mês passado, um aumento tímido face a setembro e que compromete a meta do Governo de captação de poupanças junto das famílias. Esta quinta-feira, há novos dados do Banco de Portugal referentes a novembro.
Política orçamental alemã em foco
O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, vai estar na quarta conferência bienal organizada pela instituição financeira sobre política orçamental. O evento acontece na cidade alemã de Frankfurt, numa altura em que a nova presidente Christine Lagarde tem incentivado países com excedente orçamental (como a Alemanha) a usarem essa margem para estimular a economia. No mesmo dia, o Conselho Geral do BCE reúne-se e são divulgados tanto o boletim económico do banco central como as estatísticas dos fundos de investimento da Zona Euro.
Bruxelas volta a colocar o ambiente em cima da mesa
O Conselho de Ambiente da União Europeia encontra-se esta quinta-feira, a partir das 9h (hora de Lisboa). O encontro dos ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pelo Ambiente será presidida por Krista Mikkonen, ministra do Ambiente e Alterações Climáticas da Finlândia. Portugal está representado pelo secretário de Estado adjunto e da Energia, João Galamba. O final está previsto para as 16h30.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}