Centeno responde a Rui Rio: “Não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”

  • ECO
  • 19 Dezembro 2019

O ministro das Finanças diz-se perplexo com a reação de Rio à crítica do líder do PSD que falou em "fraude democrática" sobre o Orçamento do Estado de 2020.

Ou o dr. Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas -, ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado“. Foi assim que Mário Centeno reagiu à crítica do líder do PSD sobre o Orçamento do Estado de 2020, em entrevista ao Expresso.

Ao semanário, o ministro das Finanças mostrou-se “perplexo” com a afirmação de Rio e foi mais longe na resposta: “Uma fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional“.

A reação de Mário Centeno surge depois Rui Rio ter acusado o ministro das Finanças de estar a tentar aprovar uma verdadeira “fraude democrática” no Parlamento.

O presidente do PSD referia-se em concreto à diferença de 590 milhões de euros que existe entre dois quadros do Relatório do Orçamento do Estado, referentes aos níveis de despesa estimados pelo Executivo entre a despesa do Estado contabilizada em contabilidade pública (ótica de caixa, ou seja de entrada e saída de dinheiro) e em contabilidade nacional (ótica de compromissos assumidos para o futuro).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno responde a Rui Rio: “Não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião