“Não há aeroportos sem impactos. Mas os pássaros não são estúpidos”, diz secretário de Estado

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2020

O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações defende o aeroporto no Montijo como a "opção de futuro" e desvaloriza críticas ao projeto.

“Não há aeroportos sem impactos”. A frase é de Alberto Souto de Miranda, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, que, num artigo de opinião no Público (acesso condicionado) sobre o aeroporto do Montijo, continua dizendo que “os pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”, numa referência aos riscos para as aves que habitam no local.

Alberto Souto de Miranda responde a críticas sobre o aeroporto do Montijo, que defende como a opção de “futuro”, e fala ainda sobre a ativista ambiental Greta Thunberg. O secretário de Estado diz que o projeto é “uma solução aeroportuária suficiente para os próximos 100 anos”, e sugere que “talvez a Greta, na longevidade, então banal, dos seus 117 anos, aterre no Montijo, muito mais sábia e ciente das capacidades do Homem para se transformar”, referindo-se à ativista de 17 anos.

O secretário de Estado defende que o “dever” atualmente é contribuir para a transição energética, apontando que “estigmatizar a mobilidade aeronáutica ou marítima é um erro infantil, é deitar fora o bebé com a água do banho, em vez de mudar apenas a água suja que importa substituir”.

O secretário de Estado dirige ainda críticas ao “Grupo de Alverca”, que defende a construção de um aeroporto nesse local, dizendo que “tem prestado um péssimo serviço ao país”. “Alverca não é opção. É uma obsessão”, reitera Souto de Miranda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não há aeroportos sem impactos. Mas os pássaros não são estúpidos”, diz secretário de Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião