Portugal admite subsidiar cuidados de saúde para turistas britânicos depois do Brexit

A ideia em análise pelo Governo é que os turistas britânicos paguem o mesmo que os portugueses pelos cuidados de saúde, depois do Brexit.

Para minimizar o efeito do Brexit, Portugal está a considerar subsidiar cuidados de saúde para os turistas britânicos. A medida foi anunciada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em entrevista ao jornal britânico The Guardian (conteúdo em inglês, acesso livre).

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, os britânicos podem deixar de ter direito ao Cartão Europeu de Seguro de Doença, que dá aos cidadãos europeus acesso gratuito ou a preço reduzido a cuidados de saúde nos Estados-membros. A medida em cima da mesa era Portugal assegurar essa mesma cobertura para os britânicos no país.

A ideia é que pagariam o mesmo que um português, que é um pequeno imposto para consultar o médico ou visitar um hospital”, explicou Rita Marques. Esta cobertura dos cuidados de saúde, que está em análise e entraria em vigor no próximo ano, implicaria acordos com hospitais públicos e privados.

A secretária de Estado do Turismo sinalizou que esta ideia está a ser testada, mas também outras. Entre as medidas que Portugal está a considerar aplicar encontra-se ainda a criação de filas para passaportes para visitantes britânicos, acordos especiais para continuar a reconhecer a carta de condução britânica e entrada para animais de estimação britânicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal admite subsidiar cuidados de saúde para turistas britânicos depois do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião