Nos acusa Anacom de “falta de sustentação” na guerra dos preços

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2020

Um dia depois de a Anacom considerar que os preços das comunicações em Portugal têm subido nos últimos anos, a Nos mostrou-se surpreendida e fala em "falta de sustentação" do regulador.

A Nos manifestou “surpresa” com a “falta de sustentação” do regulador Anacom, que considerou que os preços das telecomunicações em Portugal são os que aumentam mais e, também, mais caros que na União Europeia.

Na quinta-feira, uma análise do preço das telecomunicações em Portugal da Anacom referia que estes são os que “aumentam mais e são mais caros” que na UE. “Entre 2009 e 2019, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,6%, enquanto na União Europeia diminuíram 9,9%”, adiantou a Anacom, num comunicado relativo à análise do tema no mercado português “sob a forma de resposta” a nove questões.

“É com surpresa que a Nos vê o regulador do setor fazer afirmações gratuitas e tirar conclusões que não correspondem à verdade e primam por falta de sustentação ou fundamento”, disse à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações, quando questionada sobre o tema.

“É nosso entendimento que o comportamento do regulador é, do ponto de vista institucional, de tal forma inaceitável que não nos merece qualquer comentário”, rematou a mesma fonte.

Também na quinta-feira, a associação de operadores de telecomunicações (Apritel) disse ver com “perplexidade” as afirmações do regulador. “É com perplexidade que vemos o regulador do setor fazer afirmações e retirar conclusões que não estão corretas e que não levam em conta os critérios bem fundamentados” do estudo realizado pela Deloitte para a Apritel, “não contribuindo para o adequado esclarecimento dos consumidores”, afirmou, numa nota enviada à Lusa, o secretário-geral da associação, Pedro Mota Soares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos acusa Anacom de “falta de sustentação” na guerra dos preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião