TAP não vai pagar prémios aos trabalhadores. Culpa é do vírus

  • ECO
  • 10 Março 2020

Com o coronavírus a obrigar ao cancelamento de milhares de voos, a administração decidiu não avançar com o pagamento de prémios de mérito aos trabalhadores.

A TAP não vai dar prémios aos trabalhadores, como tem feito nos últimos anos. Na base da decisão da companhia aérea está o forte impacto que o coronavírus está a ter no desempenho da empresa que viu-se já forçada a anunciar o cancelamento de milhares de voos.

A informação foi avançada pela TSF, tendo sido confirmada ao ECO por fonte próxima do processo que explica que a empresa está, neste momento, focada na contenção de custos tendo em conta o impacto financeiro que a epidemia está a ter.

Recorde-se que depois de, na semana passada, ter cancelado 1.000 voos devido ao surto de coronavírus, a a companhia aérea anunciou no início desta semana o cancelamento de outras 2.500 viagens. Estas medidas justificam-se com a “quebra nas reservas para os próximos meses”, disse a empresa.

A TAP teve prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019. Apesar dos números negativos, David Neeleman, o principal acionista privado da TAP, tinha garantido que os prémios de desempenho continuariam a ser pagos, já que os considera como “a forma mais eficiente” para gerir os quadros.

Perante as contas negativas, Pedro Nuno Santos veio afirmar que o Estado não iria permitir que o pagamento de prémios acontecesse, tendo já comunicado a sua posição à companhia.

No ano passado, os prémios referentes a 2018 foram alvo de duras críticas por parte do ministro das Infraestruturas. Num ano em que a TAP teve prejuízos de mais de 100 milhões, pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores

(Notícia atualizada às 11h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP não vai pagar prémios aos trabalhadores. Culpa é do vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião