Europa recupera há duas sessões. EDP puxa por Lisboa

As bolsas europeias recuperaram pela segunda sessão consecutiva, num dia em que a praça nacional beneficiou da subida das ações da EDP. Estímulos orçamentais aliviam os investidores.

As bolsas europeias voltaram a recuperar e a bolsa de Lisboa acompanhou a tendência, prolongando os fortes ganhos registados na terça-feira nos mercados de capitais em todo o mundo. O índice nacional está há duas sessões consecutivas a valorizar, o que já não acontecia desde o início de março, acumulando um ganho de quase 8% esta semana.

Os investidores estão a encarar com satisfação os estímulos orçamentais que estão a ser implementados em vários países da União Europeia. Isto depois de as várias medidas de política monetária dos bancos centrais, nomeadamente o BCE e a Fed, terem falhado em acalmar os ânimos — e, em alguns casos, lançando mesmo o pânico nas bolsas.

Neste contexto, o Stoxx 600 avançou 2,5%. O alemão DAX ganhou 1,3%, o francês CAC-40 somou 3,7% e o espanhol IBEX recuperou 3,6%, enquanto o britânico FTSE valorizou 3,5%. Já o português PSI-20 somou 1,91%, para 3.955,62 pontos, suportado na recuperação expressiva das ações da EDP.

A elétrica nacional liderada por António Mexia viu os títulos subirem 4,70% em bolsa, para 3,61 euros, enquanto a participada EDP Renováveis avançou 1,99%, para 9,75 euros. Ainda no setor energético, a Galp Energia ganhou 2,43%, para 9,622 euros, apesar da queda de 1,40% no preço do barril de Brent, que está a negociar a 26,77 dólares em Londres.

Evolução da cotação do PSI-20

Também o BCP e a Nos contribuíram para a subida do PSI-20, com o banco liderado por Miguel Maya a somar 1,30%, para 10,9 cêntimos, enquanto a operadora presidida por Miguel Almeida somou 1,67%, para 3,168 euros. No setor postal, o destaque vai para os CTT, que avançaram 2,22% em bolsa nesta sessão, com os títulos da empresa de correios a cotar em 1,979 euros cada título.

Em sentido inverso, a Jerónimo Martins destacou-se pela negativa. A dona do Pingo Doce obteve o pior desempenho da sessão ao cair 3,27% em bolsa. Os títulos estão a cotar em 15,66 euros.

Após quatro semanas de quedas nas bolsas, os índices europeus entram finalmente em terreno positivo no conjunto das três sessões desta semana. As próximas duas ditarão se a recuperação é para manter ou se os investidores continuam apreensivos com os impactos económicos do novo coronavírus, numa altura em que começam a ser divulgados os primeiros indicadores económicos que expõem esse impacto, nomeadamente na Zona Euro.

Um destaque final para as ações do Benfica. Os títulos da SAD “encarnada” chegaram a afundar 10% no arranque da sessão, reagindo à notícia de que o clube desistiu da OPA. No entanto, a empresa inverteu a tendência e fechou acima da linha de água, registando um ganho de 3,33%, para 2,79 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa recupera há duas sessões. EDP puxa por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião