Von der Leyen admite “todas as opções” para minorar impacto económico do coronavírus na UE

  • Lusa
  • 29 Março 2020

“A presidência da Comissão Europeia não exclui nenhuma opção dentro dos limites do Tratado", disse Ursula Von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, disse que estão em aberto “todas as opções” admitidas na legislação comunitária para responder ao impacto económico provocado pelo novo coronavírus.

“A presidência da CE não exclui nenhuma opção dentro dos limites do Tratado”, observou Von der Leyen. A chefe do executivo comunitário emitiu uma declaração na noite de sábado, na qual também indicou que, para “garantir a recuperação”, Bruxelas proporá alterações à proposta para o próximo orçamento europeu (o chamado Quadro Financeiro Plurianual). “Isso inclui um pacote de estímulo que garantirá a manutenção da coesão na União Europeia por meio de solidariedade e responsabilidade”, afirmou.

Von der Leyen lembrou que o Conselho Europeu solicitou ao Eurogrupo que apresentasse propostas nas próximas semanas em resposta ao impacto económico do coronavírus. “A Comissão participará nessas discussões e está preparada para ajudar”, acrescentou. Paralelamente, Bruxelas está a trabalhar em “propostas para a fase de recuperação”, no âmbito dos Tratados da União Europeia. Como “primeiro passo”, disse a presidente da CE, “trabalha-se na flexibilização total dos fundos existentes, como os fundos estruturais”.

Von der Leyen recordou as declarações que fez no sábado à agência noticiosa alemã DPA em relação aos chamados coronabonds, um instrumento que Espanha, Itália e outros países da União pedem para mutualizar os mecanismos de dívida. “A palavra ‘coronabonds’ é realmente apenas um ‘slogan’. O que está por detrás é uma grande questão sobre responsabilidades”, disse Von der Leyen.

“Existem limitações legais, esse não é o plano. Não estamos a trabalhar nisso”, afirmou a presidente da CE naquela entrevista, na qual indicou que Bruxelas recebeu do Conselho Europeu “a missão de elaborar o plano de reconstrução” e que esse “é o caminho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Von der Leyen admite “todas as opções” para minorar impacto económico do coronavírus na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião