ASF pede às seguradoras para não pagarem dividendos
Segundo o regulador dos seguros, é necessário as seguradoras evitarem ações que possam implicar a sua descapitalização.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recomenda que as seguradoras não distribuam dividendos e façam uma gestão prudente, devido aos riscos futuros do surto de Covid-19.
Segundo a carta-circular sobre medidas de flexibilização e recomendações, disponível no site da ASF, é recomendado que as empresas de seguros tomem as “medidas necessárias com vista a restringir todas as ações no âmbito da política de gestão de capital que impliquem a descapitalização das empresas, com destaque para a distribuição de dividendos e para operações de financiamento intragrupo”.
Segundo o regulador dos seguros, é necessário as seguradoras evitarem ações que possam implicar a sua descapitalização perante o risco de deterioração da situação financeira e de capital devido à crise trazida pela pandemia de Covid-19.
“Mesmo que esse risco não se afigure imediato, devem estas abster-se de efetuar distribuições de dividendos, uma vez que tais atos impedem ou dificultam, de forma grave, a gestão sã e prudente da empresa de seguros”, lê-se nas recomendações enviadas às seguradoras.
A ASF pede ainda a “monitorização regular da posição financeira, de liquidez e de solvência com vista à tomada de decisões atempadas em caso de evoluções desfavoráveis”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.
Portugal regista 140 mortes associadas ao Covid-19 e 6.408 infetados, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF pede às seguradoras para não pagarem dividendos
{{ noCommentsLabel }}