BPI mantém pagamento de dividendos aos acionistas
O BPI mantém o objetivo de pagar 117 milhões de euros ao acionista CaixaBank, enquanto a CGD ainda não tomou uma decisão se vai ou não seguir a recomendação do BCE de não distribuir dividendos.
A crise da pandemia aconselha a que a banca não distribua dividendos pelos seus acionistas. Mas há bancos que vão manter a sua política de remuneração acionista, contra aquilo que foi indicado pelo Banco Central Europeu. Enquanto o CaixaBank cortou para metade o dividendo a distribuir, o BPI mantém a remuneração acionista adianta o Jornal de Negócios (acesso pago) nesta segunda-feira, e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não decidiu o que vai fazer.
“O BCE recomenda que, pelo menos até 1 de outubro de 2020, não sejam pagos quaisquer dividendos, não seja feito qualquer compromisso irrevogável, por parte de instituições de crédito, de pagamento de dividendos relativos aos exercícios de 2019 e 2020, e que as instituições de crédito se abstenham de recomprar ações para remunerar acionistas”, indicou a instituição liderada por Christine Lagarde.
O BPI diz que vai distribuir dividendos à casa-mãe CaixaBank, enquanto a CGD diz que ainda não se reuniu para decidir o que vai fazer. A decisão está nas mãos do Governo e deverá ser tomada até outubro, tal como o ECO avançou. O BCP, por sua vez, já tomou uma decisão. Tal como o ECO avançou há uma semana, o banco liderado por Miguel Maya decidiu cancelar a remuneração acionista devido ao impacto do coronavírus, optando por compensar trabalhadores com 5,3 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BPI mantém pagamento de dividendos aos acionistas
{{ noCommentsLabel }}