Hoje nas notícias: Universidades, testes e comissões

  • ECO
  • 2 Abril 2020

Universidades a ajudar Portugal a ser auto-suficiente em testes a Covid-19, recuperados a sair do isolamento sem testes, possível adiar do acesso às universidades e bónus do BCP em destaque.

A pandemia volta a inundar as primeiras páginas da imprensa portuguesa nesta quinta-feira. Destaque para as notícias que dão conta que as universidades vão tornar Portugal quase auto-suficiente em testes a Covid-19, mas também que há recuperados que estão a sair do isolamento sem fazer testes. Em termos de impactos da pandemia, nota para a possibilidade de o acesso ao ensino superior pode ser adiado para setembro ou outubro, enquanto o BCP ainda vai decidir se distribui ou não bónus aos seus gestores. Fora da esfera do Covid-19, destaque para as comissões de 83 milhões pagas pelos clubes de futebol portugueses.

Acesso ao ensino superior pode ser adiado para setembro ou outubro

Com o país em plena crise pandémica e, consequentemente, com as escolas fechadas antes do final do 2º período, bem como, a perspetiva de não abrirem após as férias da Páscoa, pais e professores consideram que a solução mais viável poderá ser o adiamento do acesso ao ensino superior para o início do ano letivo. A Federação Nacional dos Professores admite a possibilidade de o Governo “encontrar um regime excecional”, o que poderá significar não serem realizados os habituais exames nacionais. Outra das alternativas seria “recalendarizar” os exames para que se “possam realizar no próximo ano letivo, no final de setembro ou mesmo em outubro”. Leia a notícia na rádio Renascença (acesso livre).

Pandemia põe em risco bónus dos gestores do BCP

Depois de ter decidido cancelar a distribuição dos dividendos por causa da pandemia do Covid-19, o BCP terá agora de avaliar se vai pagar este ano novamente bónus aos seus gestores executivos. A questão poderá ser abordada na próxima assembleia-geral, que se deverá realizar em maio, sendo que o banco diz que “o Conselho de Remunerações e Previdência tomará em consideração na sua apreciação o enquadramento desafiante que representa a covid-19”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Universidades vão tornar Portugal quase auto-suficiente em testes a Covid-19

Portugal quer apostar nos testes de despiste do Covid-19 e para isso várias universidades do país estão a fazer investigação. No Porto, produz-se líquido para transporte de zaragatoas. Ao mesmo tempo, a universidade de Évora quer colocar a inteligência artificial ao serviço da linha de saúde 24, responsável por fazer a triagem dos doentes. “Não substitui os profissionais de saúde, mas reduz o tempo de espera”, aponta Paulo Quaresma, coordenador do projeto. Leia a notícia completa no I (link indisponível).

Recuperados estão a sair do isolamento sem fazer testes

A falta de análises está a obrigar médicos a darem alta às vítimas do contágio do Covid-19 após 15 dias em que estas se encontrem assintomáticas, sendo que o vírus pode demorar um mês a desaparecer dos respetivos organismos. Desde que a pandemia começou a afetar os portugueses, foi dada conta de 43 pessoas consideradas como recuperadas, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Clubes pagam 83 milhões de euros em comissões

Os clubes portugueses pagaram 83 milhões de euros comissões a intermediários nas contratações e renovações de contratos com futebolistas, masculinos e femininos, entre 1 de abril de 2019 e 31 de março de 2020. Os dados constam de um relatório publicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu site oficial e revelam um um acréscimo de 21 milhões de euros em relação ao ano anterior. A SAD do Benfica continua a ser a que mais paga: 34,2 milhões de euros no último ano. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Universidades, testes e comissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião