Voluntários lançam linha “Somos Tod@s Digitais”. Ajudam “população sénior” a comunicar à distância

Nasceu um call center de voluntários para ajudar a população vulnerável a comunicar a distância. Se tem dificuldade em usar ferramentas digitais, peça ajuda ligando gratuitamente para o 800 100 555.

Com boa parte do mundo fechada em casa, a tecnologia ganhou uma relevância enquanto facilitadora da nossa comunicação. A utilização de ferramentas como o Skype e o Zoom disparou ao longo do último mês, um crescimento que teve reflexo na subida expressiva do tráfego nas redes das operadoras. Mas nem toda a gente sabe, por exemplo, fazer uma videochamada ou partilhar fotos com a família.

É a pensar nas camadas mais vulneráveis da população que nasce o projeto “Somos Tod@s Digitais”, uma linha telefónica para “esclarecer e ajudar todos os que precisem de apoio na utilização das principais plataformas de comunicação”. A linha está disponível através do 800 100 555 e o objetivo é “apoiar de forma imediata e continuada todas as pessoas com acesso à internet que tenham maior dificuldade em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância”.

Esta é uma iniciativa do INcoDe.2030 que conta com o apoio da Nos na execução da linha de apoio, assim como a supervisão do Digital Transformation Colab, em articulação com a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A linha, que deverá ser lançada na próxima semana, e cujo número é gratuito, funcionará “todos os dias da semana”, de segunda a domingo, entre as 12h00 e as 20h00.

“Numa altura em que a pandemia do Covid-19 nos obriga a um distanciamento social, é determinante apoiar a população mais sénior e infoexcluída nesta aproximação ao mundo digital, possibilitando-lhes um outro tipo de contacto próximo com os seus familiares e amigos através das diferentes aplicações”, informam os promotores, num comunicado.

Os promotores explicam ainda que “o atendimento é efetuado por estudantes do ensino superior, de cursos ligados à informática e sistemas de informação, em regime de voluntariado”. “Os estudantes são supervisionados por docentes da instituição, em estreita articulação com a organização do projeto”, acrescentam.

Pelo menos 1.234 voluntários estão “disponíveis para esclarecer todos os que precisem de apoio na utilização das principais plataformas de comunicação”, tais como “Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp e Skype”. “As questões a que dão resposta vão desde ‘como fazer uma videochamada’ a ‘criar uma conta numa rede social’, ‘partilhar fotografias com a família e amigos’, entre outras funcionalidades das aplicações de comunicação mais utilizadas”, referem.

O objetivo é também o de cativar outras instituições de ensino superior a colaborarem com grupos de voluntários para este call center: “Qualquer instituição de ensino superior do país pode contribuir com grupos de voluntários, devendo os estudantes frequentar cursos ligados às áreas de informática e sistemas de informação ou áreas afins”.

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