Lares sem enfermeiros porque estes não podem acumular funções

  • ECO
  • 26 Abril 2020

Por receio de contágio, os enfermeiros foram proibidos de acumular funções, mas tal provocou uma pressão nos lares. A ACSS aconselha que se decida caso a caso, mas escassez mantém-se.

Uma das medidas tomadas pelo Governo durante esta pandemia passou pela proibição da acumulação de funções para os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que provocou uma escassez de força de trabalho nos lares, segundo o Jornal de Notícias deste domingo.

Com esta proibicação dos enfermeiros trabalharem em locais como lares de terceira idade, as instituições de solidariedade (IPSS) ficaram sem mão-de-obra para prestar cuidados de saúde aos idosos numa altura em que os hospitais as pressionavam para acolher doentes da terceira idade positivos para Covid-19. Segundo Manuel Lemos, o presidente da União das Misericórdias, “aconteceu no país todo“.

Em resposta ao jornal, o Ministério da Saúde cita uma circula de 18 de março, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que refere que as unidades do SNS que suspenderam a acumulação de funções, por receio de contágio, são aconselhadas a decidir caso a caso. Apesar deste despacho, a proibição de acumular o trabalho num lar continua a ser imposta a muitos enfermeiros, segundo o JN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lares sem enfermeiros porque estes não podem acumular funções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião