Social Good Summit chega a Portugal com edição especial Covid-19

  • ECO
  • 27 Abril 2020

Evento da Fundação das Nações Unidas e curado em Portugal pela It’s About Impact realiza esta quarta-feira edição especial - e de estreia no nosso país - sobre o pós-coronavírus.

Com a primeira edição em Portugal marcada para este ano, o Social Good Summit vai estrear-se em Portugal já esta semana mas com uma edição especial dedicada ao Covid-19. A pandemia e, em concreto, “O impacto social depois do Covid-19”, assumem assim lugar de destaque no evento da Fundação das Nações Unidas, organizado e curado em Portugal pela It’s About Impact, powered by Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com o apoio do Banco Montepio.

A primeira edição da conferência decorre esta quarta-feira, das 11h às 19h. Entre os oradores estão Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Graça Fonseca, ministra da Cultura, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, Carlos Moedas Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, empreendedores do ecossistema de impacto, ativistas e a embaixadora de Boa Vontade do UNFPA Catarina Furtado. O Social Good Summit Lisbon, vai ser emitido em livestream na página de Facebook da Casa do Impacto.

“Não tenho dúvidas que a economia social terá um papel fundamental na redução das desigualdades numa crise que já se faz sentir, especialmente junto das camadas da sociedade como os idosos, populações desfavorecidas e nos setores mais afetados como a educação e o acesso ao trabalho em geral, onde as soluções existentes são agora insuficientes”, explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, sublinhando que “a era da Inovação Social e a COVID-19 veio acelerar a criação de centenas de iniciativas sociais e de impacto, provindas da sociedade civil, comunidade empreendedora e de domínio público, que se propõem a combater os efeitos colaterais do vírus, a nível social e económico e vão continuar a surgir enquanto a urgência se verificar”.

Com sete painéis de 45 minutos de debate cada um, a estreia do Social Good Summit em Portugal foi pensada à volta dos sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, ameaçados pelo surgimento da COVID-19: ODS 1 – Erradicar a Pobreza; ODS 3 – Saúde de Qualidade; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e o ODS 13 – Ação Climática.

“O Social Good Summit é um momento onde se juntam à mesma mesa decisores políticos, agentes do impacto social, lideres empresariais e ativistas. Foi isso que nos motivou a trazer o evento para Portugal. A pandemia de Covid 19 veio lembrar-nos que estamos todos ligados e que temos todos que fazer parte da solução. É urgente começar a pensar o futuro pós-covid e é isso que vamos fazer na quarta-feira”, acrescenta Jwana Godinho, fundadora da It’s About Impact.

Notícia atualizada a 28 de abril às 11h30 com alteração da hora de arranque e de encerramento da conferência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Social Good Summit chega a Portugal com edição especial Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião