From Granny to Trendy: combater o isolamento sénior e ajudar o ambiente

O projeto de clubes de costura sustentável para mulheres séniores fora da vida ativa, From Granny to Trend, quer levar o ateliê à casa das participantes. O objetivo é ajudar a combater o isolamento.

A marca de roupa sustentável Vintage For a Cause quer ajudar a combater o isolamento em tempos de pandemia. Para isso, transformou o From Granny to Trend — um programa que envolve clubes de costura para mulheres com mais de 50 anos fora da vida ativa e transforma roupa com princípios sustentáveis — num ateliê em casa. Se quiser fazer parte do ateliê, o programa inclui um guia de ideias para criar e costumizar peças de roupa sem sair de casa, acesso a conteúdos e ideias e, ainda, ao material de costura necessário entregue em casa.

Os materiais chegam a casa das participantes através da rede de parceiros que já estão no terreno a prestar cuidados aos mais idosos, nas cidades onde já decorriam os ateliês: Porto, Guimarães, Esposende e Gondomar. Além de todo o material, o programa inclui ainda com uma linha de apoio telefónica com participantes de edições anteriores, para manter ativas e envolvidas as anteriores beneficiárias dos clubes de costura.

“Numa altura em que percebemos que quem já estava isolado pode ficar ainda mais, queremos ser mais do que uma marca que oferece roupa com valor ambiental e design. Queremos que essa passe a ser a regra mas, mais que isso, queremos ir transformando algumas tardes, tendo em vista um futuro próximo em que possamos novamente reunir estas pessoas em workshops e até num desfile”, assegura Helena Antónia, fundadora da Vintage For a Cause.

Para acompanhar este ateliê, o projeto vai disponibilizar tutoriais no Youtube preparados por estilistas e costureiras. As inscrições podem ser feitas no site oficial do projeto.

A Vintage for a Cause foi criada em 2012 e pretende chegar às duas toneladas de reaproveitamento têxtil durante este ano. Até ao momento, o projeto já conseguiu gerar uma poupança de três milhões de litros de água e 7000 kg de CO2 e prevê que estes números possam triplicar todos os anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

From Granny to Trendy: combater o isolamento sénior e ajudar o ambiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião