Contribuintes submeteram três milhões de declarações de IRS. Reembolsos já superam os 500 milhões de euros

Os contribuintes portugueses já submeteram mais de três milhões de declarações de IRS. O Fisco já processou mais de 622 mil reembolsos num montante total superior a 500 milhões de euros.

Os contribuintes portugueses já entregaram mais de três milhões de declarações de IRS, um número que corresponde a mais de 52% do total de declarações de rendimentos que foram entregues no ano passado. A fasquia é ultrapassada numa altura em que já foram processados mais de 622 mil reembolsos e 328 mil foram efetivamente pagos.

Segundo a informação divulgada no Portal das Finanças, o número de declarações Modelo 3 submetidas ao Fisco até esta quarta-feira era de 3,05 milhões. O prazo para a entrega das declarações de IRS começou a 1 de abril e vai estender-se até 30 de junho.

Contribuintes já submeteram três milhões de declarações de IRS

Fonte: Autoridade Tributária e Aduaneira

Isto acontece numa altura em que a pandemia está a atrasar significativamente o processamento de reembolsos por aquela autoridade, comparativamente com os anos anteriores, algo que já tinha sido antecipado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais logo no arranque do período de cumprimento desta obrigação fiscal.

No ano passado, os reembolsos começaram a ser feitos 11 dias depois do começo do prazo de entrega. Este ano, porém, devido aos efeitos da pandemia, a Autoridade Tributária e Aduaneira começou a processar os reembolsos 21 dias depois.

Esta terça-feira, dados avançados por fonte oficial do Ministério das Finanças à Lusa apontam para que perto de 1,06 milhões de declarações automáticas de IRS estejam já liquidadas, ou 93% do total de declarações entregues desta forma. No total, o Fisco processou 622,8 mil reembolsos de IRS, no valor de 502 milhões de euros, dos quais mais de 328,5 mil já foram efetivamente pagos e os restantes deverão chegar às contas dos portugueses até ao final desta quinzena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contribuintes submeteram três milhões de declarações de IRS. Reembolsos já superam os 500 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião