Hoje nas notícias: TAP, orçamento suplementar e Novo Banco

  • ECO
  • 28 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta quinta-feira, um dos destaques dos jornais nacionais debruça-se sobre os planos da Infraestruturas de Portugal para a rede ferroviária nacional, que não contemplam correções de traçado na infraestrutura que permitam aumentar a velocidade dos comboios. O orçamento suplementar está também em foco, com o Bloco de Esquerda a adiantar que a descida das rendas e mais contratos nos cuidados de saúde são alguns dos pontos essenciais para o partido viabilizar o documento. Quanto à TAP, o ministro do Ambiente garante que, no plano que se está a definir para apoiar a companhia aérea, serão incluídos critérios ambientais. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Plano de apoio à TAP “terá critérios ambientais”, diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e da Ação Climática garante que o plano de apoio à TAP terá “nos seus múltiplos critérios também critérios ambientais”. O Governo está a definir um plano de apoio para a companhia aérea, estando a trabalhar com a administração da TAP para fundamentar uma operação de capitalização da empresa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

BE quer baixa de rendas e mais contratos nos cuidados de saúde para viabilizar OE suplementar

O Bloco de Esquerda está a estudar aquelas que são as suas exigências que permitirão viabilizar o Orçamento suplementar que o Governo terá de adotar face aos efeitos da pandemia. Mas Catarina Martins defende um novo patamar de medidas sociais e económicas para suportar o país, sendo que a descida das rendas e mais contratos nos cuidados de saúde são pontos-chave para essa viabilização.

Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)

Paula Amorim perde processo contra Novo Banco

O grupo Amorim tinha avançado para tribunal para reclamar, ao Novo Banco, o pagamento de mais de 179 milhões de euros investidos, em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014. O investimento foi feito através de duas empresas sediadas na Holanda. No entanto, o Supremo Tribunal de Justiça chumbou o recurso, confirmando o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Maioria dos investimentos na ferrovia não vai aumentar velocidade dos comboios

O investimento de 2.000 milhões de euros que está a ser feito ao abrigo do Ferrovia 2020 está pensado sobretudo para o transporte de mercadorias e não para diminuir o tempo de trajeto dos comboios de passageiros. Os planos da Infraestruturas de Portugal para modernizar a rede ferroviária nacional assentam sobretudo na eletrificação das vias e na instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, mas ignoram correções de traçado na infraestrutura que permitam aumentar as velocidades dos comboios.

Leia a notícia completa no Público (acesso livre).

Câmara da Mealhada faz venda relâmpago de escola profissional

A Câmara da Mealhada vendeu uma escola profissional, um estabelecimento que, há oito meses, defendia que fosse “inteiramente pública”. O negócio foi celebrado com o grupo GPS, cujo presidente está a ser investigado por peculato, burlas e branqueamento, sendo que a PJ encontrou um milhão de euros em barras de ouro e notas do BCE no interior do jacuzzi.

Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, orçamento suplementar e Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião