5 coisas que vão marcar o dia

É dia de desconfinamento na generalidade do país, mas nem tudo vai reabrir no caso da região de Lisboa. Há também dados económicos para conhecer sobre o impacto da pandemia.

O dia fica marcado pelo início da terceira fase de desconfinamento em Portugal, praticamente três meses depois de detetado o primeiro caso de Covid-19 no país. É também um dia de indicadores económicos, com o INE a lançar informação acerca da indústria e o Banco de Portugal a divulgar o nível de endividamento do Estado em abril.

Arranca a terceira fase da reabertura

Começa esta segunda-feira a terceira fase de desconfinamento na generalidade do país. O teletrabalho passa a ser parcial, exceto para pessoas em grupos de risco e para pais com filhos em casa. Abrem também as creches já sem o apoio aos pais e é retomado o ensino pré-escolar. Centros comerciais também vão poder abrir, exceto na região de Lisboa, onde a retoma será mais lenta e foi apontada para a próxima sexta-feira. No resto do país, a restauração poderá agora funcionar sem restrições na lotação, mas com acrílicos a separar as mesas.

INE mede o pulso à produção industrial

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o índice de produção industrial referente a abril, um mês já totalmente marcado pela paralisação da economia provocada pelo coronavírus. Já em março, o índice registou uma variação homóloga negativa em 7,2%, uma inversão comparativamente com o crescimento de 0,9% registado em fevereiro. Este indicador mede as variações do volume da produção na indústria portuguesa e ganha especial relevância depois das restrições económicas provocadas pelo coronavírus.

Dívida pública volta a aumentar?

O Banco de Portugal (BdP) apresenta as estatísticas da dívida pública relativas a abril de 2020. Em março, um mês marcado pelo decreto do estado de emergência e pela entrada em vigor de medidas como o lay-off simplificado, a dívida de Portugal situou-se em 254,8 mil milhões de euros, uma redução de 600 milhões face a fevereiro.

Dinheiro já está a chegar às empresas. CIP atualiza dados

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresenta às 16h00 os resultados do último inquérito às empresas. O organismo liderado por António Saraiva tem vindo a promover inquéritos junto das associadas para saber como têm corrido as operações em tempo de pandemia, bem como a velocidade a que os apoios promovidos pelo Governo estão a chegar às empresas. Será interessante perceber o ritmo de reabertura dos negócios, bem como quantas empresas receberam os apoios para lay-off ou o dinheiro das linhas de crédito.

Nova SBE acolhe conferência sobre exportações

A Nova SBE promove uma conferência online, através da plataforma Zoom, que é dedicada ao tema das empresas e, concretamente, à internacionalização e às exportações, isto num contexto de pandemia que praticamente paralisou os países a nível mundial. A conferência é aberta e começa às 15h00. Será moderada por Daniel Traça e conta com a presença de António Redondo (da Navigator), Carlos Moreira da Silva, Luís de Castro Henriques (AICEP) e Paulo Portas. O registo pode ser feito aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião