Governo reserva 946 milhões para a TAP, mas ajuda pode chegar até 1,2 mil milhões

O Orçamento Suplementar prevê um empréstimo de 946 milhões de euros para a TAP. Mas a ajuda pode chegar aos 1,2 mil milhões de euros no pior cenário.

O Governo tem reservado um montante previsto de 946 milhões de euros para o empréstimo a conceder à TAP. Mas o Orçamento Suplementar para 2020 prevê um máximo de 1,2 mil milhões para ajudar a companhia aérea no pior cenário, como anunciou o secretário de Estado do Tesouro esta terça-feira.

“O Orçamento Suplementar já prevê um montante máximo de 1,2 mil milhões de euros [em ajudas à TAP]”, disse Álvaro Novo, em conferência de imprensa, detalhando que este montante está decomposto em duas componentes. “Uma que corresponde ao cenário base, que é previsivelmente o que irá acontecer nos próximos meses, mas, atendendo à situação que se vive na aviação a nível mundial, foi também colocada uma percentagem adicional que possa afazer face à incerteza”.

Porém, é no relatório do Orçamento Suplementar que se encontra o montante previsto de empréstimo à TAP no cenário mais provável. “Nas outras despesas de capital [inclui-se] o empréstimo a conceder à TAP, no montante previsto de 946 milhões de euros”, lê-se no documento, que foi divulgado já depois da publicação desta notícia.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado do Tesouro disse ainda que “o processo [de ajuda à TAP] ainda não está concluído”. “Já fizemos o pedido de auxílio do Estado à Comissão Europeia e neste momento aguardamos uma decisão da Comissão que deverá ocorrer ainda esta semana”, adiantou.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação já tinha afirmado esta segunda-feira que o Governo estava a aguardar uma resposta do acionista privado na TAP, a Atlantic Gateway, relativamente às condições desta intervenção financeira. “Faremos uma intervenção na TAP, estamos prontos para a fazer numa questão de dias. Falta o [acionista] privado aceitar as condições que o Estado apresentou. É um processo que carece da autorização da Comissão Europeia“, disse Pedro Nuno Santos.

(Notícia atualizada às 22h21 com informação sobre o montante da ajuda à TAP previsto pelo Governo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reserva 946 milhões para a TAP, mas ajuda pode chegar até 1,2 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião