Preços caíram no mês do desconfinamento. Inflação foi negativa em 0,7%

A taxa de inflação homóloga em Portugal ter-se-á fixado em -0,7% em maio, de acordo com o INE, tendo caído face a abril, mês em que ficou nos -0,2%.

Depois de a pandemia ter colocado a inflação em terreno negativo em abril, em maio este indicador caiu ainda mais, mesmo com o arranque da fase de desconfinamento. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação homóloga desceu para os -0,7% no quinto mês do ano, um agravamento face aos -0,2% observados em abril.

“A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi -0,7% em maio de 2020, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior”, lê-se no destaque do INE, publicado esta sexta-feira.

Entre as classes que contribuíram negativamente para a variação homóloga do IPC destacam-se as classes dos transportes e do vestuário e calçado, enquanto as classes dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas e a dos restaurantes e hotéis contribuíram de forma positiva.

Em maio, o INE destaca ainda a “diminuição das taxas de variação homóloga das classes dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, dos transportes e dos acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, com variações de 2,2%, -4,2% e -1,1%, respetivamente” e, em sentido oposto, “o aumento da taxa de variação homóloga da classe das comunicações com uma variação de -1,3%”.

De notar que também o indicador de inflação subjacente — que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos — registou uma variação homóloga de -0,4%, taxa inferior em 0,2 p.p. à registada em abril. Por sua vez, a variação média dos últimos 12 meses foi 0,1%, taxa inferior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior.

(Notícia atualizada às 11h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços caíram no mês do desconfinamento. Inflação foi negativa em 0,7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião