ERSE regista mais de 5.400 reclamações no segundo trimestre, metade tiveram como alvo a EDP

Depois da EDP Comercial, a Endesa é a comercializadora com mais reclamações: passou de 599 entre abril e junho do ano passado para 868 nos últimos três meses.

Em apenas três meses, entre abril e junho de 2020, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 5.437 reclamações, das quais cerca de metade foram dirigidas à EDP Comercial (2.491 reclamações). No segundo trimestre de 2019, a empresa tinha registado apenas 1.822 reclamações, menos 669 do que este ano. Depois da EDP Comercial, a Endesa é a comercializadora com mais reclamações: passou de 599 entre abril e junho do ano passado para 868 nos últimos três meses.

Já a EDP Distribuição desceu de 1.060 reclamações em 2019 (segundo trimestre) para 842 no período homólogo. Sublinha a ERSE que “o número de reclamações associadas a cada empresa deve, desde logo, atender ao respetivo universo de clientes”, isto porque a EDP Comercial detém ainda a grande maioria dos clientes em mercado livre.

De acordo com o regulador, no total do segundo trimestre de 2020 houve um “ligeiro aumento relativamente ao número de reclamações registadas no período homólogo”, com mais cerca de 300 reclamações feitas pelos consumidores, em relação ao ano passado. Já por comparação ao 1º trimestre de 2020 registou-se uma descida. Das 5.437 reclamações, 548 foram reaberturas de processos, diz o regulador.

Por setores, o elétrico “continua a ser o mais reclamado, com valores ligeiramente superiores ao trimestre homólogo de 2019. O fornecimento “dual” [gás e eletricidade] acompanha também esta tendência de subida. Apenas os setores do “Gás Natural” e do “GPL” canalizado apresentam uma descida no número de reclamações”.

Quanto a temas, a faturação e o contrato de fornecimento, assim como as questões relativas à qualidade de serviço comercial (por exemplo: atendimento, resposta a reclamações, visitas combinadas) mantêm-se como os temas mais reclamados pelos consumidores de eletricidade e do fornecimento dual (eletricidade e gás natural). Também no setor do gás natural mantém-se a maior incidência nos temas da faturação, seguindo-se os da contratação.

De acordo com a ERSE, durante o 2º trimestre de 2020 foram concluídos 5.219 processos, 2.638 dos quais tiveram origem nos livros de reclamações (físico e eletrónico).

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