Hoje nas notícias: apoios, Montijo e colégios

  • ECO
  • 4 Agosto 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A prestação para os trabalhadores que não estão cobertos por nenhum apoio da Covid-19 ainda não ficou operacional em julho, mês previsto para o arranque, devendo apenas ficar pronta este mês. Numa altura em que há ainda incertezas na evolução da pandemia, os colégios privados não têm nos planos fazer descontos caso as aulas venham a ser suspensas no próximo ano. Pelo Montijo, a Força Aérea já começou a sair da base onde será construído um novo aeroporto. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Apoio a trabalhadores sem proteção só fica pronto este mês

O apoio para os trabalhadores em quebra de atividade e sem proteção social na pandemia, como os advogados e os solicitadores, ainda não ficou disponível no mês passado. A prestação social de 438,81 euros mensais era prevista ser atribuída a partir de julho, mas só deverá ficar operacional este mês. Ainda assim, o o gabinete da ministra da Segurança Social garante que o valor “relativo a julho poderá ser requerido em agosto”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Força Aérea já começou a sair do Montijo, diz ministro da Defesa

João Gomes Cravinho garante que a saída da Força Aérea do Montijo “já começou” e que o Executivo tomou a decisão de “utilizar Beja e não Montijo, como estava inicialmente previsto, como base para os aviões KC390, que vão substituir o C130”. O ministro da Defesa garante ainda que “está acertado” o pagamento de 100 milhões por parte da ANA para essa saída, embora o dinheiro ainda não esteja nas mãos do Estado. O responsável revelou ainda que o objetivo do Governo é formar um consórcio para criar em Beja uma escola de pilotos de aviões a jato, incluindo “privados que já o fazem em diversas partes do mundo”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Colégios sem descontos se aulas forem suspensas

Os colégios não vão baixar as mensalidades mesmo se as aulas tiverem de continuar em casa. Os estabelecimentos privados estão a mudar os regulamentos de forma a travar a redução de prestações, sendo que os pais foram avisados de tal. Apesar do contexto de crise, decorrente da pandemia, o número de matriculas está a crescer em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há 14 anos

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) está a investigar acidentes que ocorreram em 2006 e para os quais ainda não existe uma conclusão. A razão prende-se com falta de pessoal. Esta estrutura do Estado está há três anos a aguardar aguarda pela autorização do Governo para contratar um terceiro investigador de acidentes ferroviários. De acordo com o último relatório anual do Gabinete, relativo a 2018, só na área ferroviária, existem 20 investigações pendentes para acidentes com data anterior a 2011.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Saíram das juventudes partidárias 4 líderes, um primeiro-ministro e 14 membros do Governo

Olhando para o historial dos 43 nomes que assumiram a liderança das juventudes partidárias desde 1974-75, cerca de quatro tornaram-se líderes partidários e 14 acabaram por ter um cargo governativo. A probabilidade desta última passagem acontecer é maior entre os jovens socialistas, sendo que oito dos 13 líderes da Juventude Socialista vieram a ter funções executivas. Um presidente de uma juventude partidária chegou mesmo a primeiro-ministro, foi o caso de Pedro Passos Coelho.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: apoios, Montijo e colégios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião