Há mais uma morte e 167 novos casos de Covid-19

  • ECO
  • 5 Agosto 2020

Nas últimas 24 horas, foram identificados 167 novos casos do novo coronavírus em Portugal. Número total de pessoas infetadas sobe para 51.848.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) identificou 167 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 51.848 o número total de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de uma subida de 0,32% face ao dia anterior. Nas últimas 24 horas morreu mais uma pessoa com a doença, elevando para 1.740 o número total, de acordo com a última atualização das autoridades de saúde.

No seguimento do que se tem observado ao longo das últimas semanas, a maioria das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram identificados 116 novos casos nesta região, o que representa 69% do total e um aumento face ao dia anterior.

O balanço divulgado esta quarta-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS) dá ainda conta de que o número de pacientes internados desceu em 17, para 384. Já o número de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos é de 41, menos três do que há 24 horas.

Boletim epidemiológico de 5 de agosto:

Os dados da DGS mostram ainda que entre ontem e hoje foram registadas 247 recuperações, elevando para 37.565 o número total de pessoas que já recuperaram do Covid-19 em Portugal.

A nível regional, em termos absolutos, a região de Lisboa e Vale do Tejo mantém a liderança em termos do número de infetados com 26.573 casos confirmados e 607 mortes (uma nas últimas 34 horas), seguida da região Norte (com 18.854 casos e 829 mortes) e da região Centro (4.478 casos e 252 mortes). Segue-se o Algarve (902 casos e 15 mortes) e o Alentejo (753 casos e 22 morte). Nas ilhas, os Açores registam 170 casos e 15 falecimentos, enquanto a Madeira tem 118 pessoas infetadas.

Desde 1 de janeiro, as autoridades de saúde já registaram 450.524 casos suspeitos de Covid-19, sendo que 397.239 casos não se confirmaram. Entretanto, um total de 1.437 pessoas aguardam resultados laboratoriais e 37.369 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

Recorde de testes a Covid-19 em julho. Foram mais de 13 mil por dia

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde voltou a fazer uma atualização quanto ao número de testes a Covid-19, salientando que “o mês de julho foi aquele com maior número de testes realizados desde o inicio da pandemia”, em Portugal.

Foram 431.178 testes, o que significa uma média diária de 13. 909 testes, a mais alta taxa de testes já realizada“, disse Jamila Madeira, em declarações transmitidas pelas televisões, acrescentado que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já representa “cerca de 50% dos testes feitos no país”, entre público, privados e universidades.

Um dia depois de o Presidente da República ter promulgado o diploma que aprova a aplicação para telemóvel “Stayaway Covid”, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde apelou à utilização da app, adiantando que a sua aprovação estará “por dias. “É fundamental que descarreguem a aplicação, que a mantenham ligada, que a usem durante o seu dia-a-dia e que caso venham a ser diagnosticados com a Covid-19 solicitem ao seu medico que lhes forneçam o código para inserir na aplicação“, afirmou Luís Goes Pinheiro.

Quanto a questões relacionadas com a proteção de dados, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lembra que esta app é “voluntária”, acrescentando que “a informação será guardada apenas durante 14 dias”, sendo que após os quais “será eliminada”.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais uma morte e 167 novos casos de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião