Hoje nas notícias: Recibos verdes, crédito e CP

  • ECO
  • 11 Agosto 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O aumento da exposição da banca aos setores mais vulneráveis à pandemia é notícia no mesmo dia em que é dado conta que a Provedora de Justiça chamou a atenção à Segurança Social de que está a negar apoio a recibos verdes com regra que não está na lei. Nos transportes, referência para a intenção da CP de fazer ligações de comboio diretas entre a Gare do Oriente e Cascais. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

A Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem explicar os fundamentos exatos que determinaram a exclusão. O alerta foi feito pela equipa da Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, através de uma carta enviada em julho ao presidente do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais. Nalguns casos, a Segurança Social está a exigir o cumprimento de um requisito que não previsto na lei (ter pago a contribuição social no mês anterior ao mês da quebra), podendo essa ser a causa de algumas dessas exclusões.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

CP quer comboios diretos entre a Gare do Oriente e Cascais

A CP quer fazer comboios diretos entre a Gare do Oriente e Cascais, intenção que consta do contrato de serviço público entre a transportadora ferroviária e o Estado. Está previsto um plano de 540 milhões de euros para a aquisição de novo material circulante durante esta década. No total, serão perto de 70 unidades que poderão vir a reforçar ou modernizar os serviços de longo curso, regionais ou mesmo comboios urbanos.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Banca aumenta exposição a setores mais vulneráveis

Há alguns setores que têm sido identificados como mais vulneráveis ao impacto da pandemia. E é a esses, precisamente, que a banca portuguesa tem vindo a aumentar a exposição, um risco para o qual o Banco de Portugal já alertou. O maior aumento de exposição aconteceu no setor de alojamento e restauração, aquele que tem sido mais penalizado pela crise atual. No final de junho deste ano, a carteira de crédito total a empresas de alojamento e restauração ascendia a 5.936 milhões de euros, valor que representa uma subida de 19% face ao período homólogo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Há cem mil empregos em risco no comércio com quebras de 30%

De acordo com a Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR), há cem mil postos de trabalho em risco devido ao impacto que a pandemia está a ter no setor do comércio. Em julho, as vendas nas lojas de rua e de centros comerciais caíram 36,8%, mas em Lisboa este valor agrava-se para 42,8%. A expectativa é de que em setembro a situação melhore e os saldos são uma das estratégias para aguentar até lá.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Transporte de alunos no interior custa até oito vezes mais

As Câmaras municipais pagaram 128 milhões de euros em dois anos letivos para transportar alunos. Mas este serviço, no interior, custa até oito vezes mais. Agora a possibilidade de as escolas terem de avançar para horários desfasados, por causa da pandemia poderá agravar ainda mais a fatura que os municípios têm de suportar.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Recibos verdes, crédito e CP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião