Há cem mil empregos em risco no comércio com quebras de 30%

  • ECO
  • 11 Agosto 2020

Em julho, as vendas nas lojas de rua e de centros comerciais caíram 36,8%, mas em Lisboa este valor agrava-se para 42,8%.

Há cem mil postos de trabalho em risco devido ao impacto que a pandemia está a ter no setor do comércio, revela a Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR), ao Correio da Manhã (acesso pago).

Em julho, as vendas nas lojas de rua e de centros comerciais caíram 36,8%, mas em Lisboa este valor agrava-se para 42,8%. “A grande maioria [das lojas] não vai conseguir sobreviver se isto não evoluir de uma forma mais rápida. São cem mil empregos que estão aqui em risco”, sublinhou Miguel Pina Martins, presidente da AMRR, em declarações ao jornal. A expectativa é de que em setembro a situação melhore e os saldos são uma das estratégias para aguentar até lá.

Perante a incerteza, a Confederação do Comércio de Portugal (CCP) pede medidas diferentes. “As quedas nas vendas não são algo que nos espante, mas a retoma está a ser mais lenta do que o estimado, e por isso pedimos medidas mais dinâmicas ao Governo do que as que já foram tomadas, como por exemplo, que as retenções na fonte de IRS passem para metade para que as pessoas tenham mais rendimento”, sugere João Vieira Lopes, líder da CCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há cem mil empregos em risco no comércio com quebras de 30%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião