Governo tem 1,3 milhões para avaliar vulnerabilidade do país às alterações climáticas

  • ECO
  • 7 Setembro 2020

O Governo vai lançar o projeto RNA 2100 que vai avaliar o impacto, a vulnerabilidade e o risco das alterações climáticas no território nacional.

O Governo vai lançar um projeto de 1,3 milhões de euros que vai avaliar a vulnerabilidade do país às alterações climáticas. O objetivo é apoiar e dar resposta a exercícios de política pública de adaptação às alterações climáticas nos vários níveis de intervenção territorial.

Chama-se “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 – Avaliação da vulnerabilidade do território Português às alterações climáticas no século XXI” (RNA 2100) e vai ser assinado esta segunda-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática. O projeto tem um financiamento total de 1,3 milhões de euros, sendo que 400.000 euros foram atribuídos pelo mecanismo financeiro EEA Grants e 900 mil pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O RNA 2100 vai, através de um “conjunto de projeções e estimativa de custos de adaptação às alterações climáticas para os setores económicos em 2100”, avaliar o impacto, a vulnerabilidade e o risco das alterações climáticas no território nacional. “Os resultados alcançados estabelecerão diretrizes para os contextos micro e macroeconómico”, diz o ministério de Matos Fernandes, em comunicado.

Envolvidas neste projeto estão várias entidades como a APA, enquanto promotora, o Banco de Portugal, a Direção Geral do Tesouro (DGT), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Direção Norueguesa de Proteção Civil.

Nota: Notícia corrigida às 20h41 após nota enviada pelo Ministério onde corrige os valores avançado ao início da manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo tem 1,3 milhões para avaliar vulnerabilidade do país às alterações climáticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião