João Lourenço diz que anterior regime desviou 24 mil milhões de dólares dos cofres de Angola
João Lourenço calculou em quase 24 mil milhões de dólares o valor dos desvios alegadamente perpetrados pelo anterior regime. Já foram recuperados 4,9 mil milhões.
O presidente da república de Angola estima que tenham sido desviados 23,79 mil milhões de dólares dos cofres públicos angolanos pelo anterior regime de José Eduardo dos Santos e respetivos associados. Um número revelado por João Lourenço na primeira parte de uma entrevista ao The Wall Street Journal.
Segundo o presidente, 13,52 mil milhões terão sido desviados por via de “contratos fraudulentos com a Sonangol”, 5,09 mil milhões de dólares por via das empresas públicas de diamantes Sodiam e Endiama e os restantes 5,19 mil milhões “de outros setores e empresas públicas”, elencou o chefe de Estado angolano.
Nem todo o dinheiro estará perdido e João Lourenço assegura que “o Estado recuperou definitivamente cerca de 4,9 mil milhões de dólares em dinheiro e bens até ao momento”. Concretamente, elencou, 2,71 mil milhões em cash e 2,19 mil milhões em imobiliário, fábricas, terminais portuários, estações de televisão e de rádio, em Angola, Portugal e Brasil”, indicou.
Além disso, segundo João Lourenço, a justiça angolana já solicitou que sejam confiscados ou congelados ativos e dinheiro no valor de 5,43 mil milhões de dólares, em localizações como Suíça, Holanda, Portugal, Luxemburgo, Chipre, Mónaco, Reino Unido e “a lista tende a alargar-se”, referiu o presidente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
João Lourenço diz que anterior regime desviou 24 mil milhões de dólares dos cofres de Angola
{{ noCommentsLabel }}