Catarina Martins: “Com aquilo que se conhece, não creio que o Bloco tenha condições para viabilizar o Orçamento”
"Com aquilo que se conhece neste momento, não creio que o BE tenha condições para viabilizar o Orçamento do Estado", afirma Catarina Martins à Antena 1.
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, antecipa que o partido não vai aprovar o Orçamento do Estado para 2021 (OE) na generalidade. Em entrevista à Antena 1, diz que o que já se conhece da versão preliminar do documento não tem condições para ser aprovado pelo BE. Se o BE chumbar a proposta na generalidade, o Governo precisa da abstenção dos restantes partidos à esquerda.
“Com aquilo que se conhece neste momento, não creio que o BE tenha condições para viabilizar o Orçamento do Estado“, afirma Catarina Martins à Antena 1, explicando que falou pela última vez com o primeiro-ministro António Costa a meio da semana passada.
A coordenadora do BE referiu que, ao contrário do que aconteceu noutros anos, Costa não fez um acordo formal para fechar as negociações com os partidos à esquerda antes de entregar a proposta de OE no Parlamento. “Não houve de facto nenhum acordo com o BE feito até ao momento. O BE não parou as negociações, não retira as propostas de cima da mesa e não fecha nenhuma porta”, apontou, sublinhando que “os grandes impasses se mantêm” como é o caso dos despedimentos nas empresas que receberam apoio público ou do Novo Banco.
Questionada pela Antena 1 sobre uma eventual crise política, Catarina Martins respondeu que uma crise política “só existe se não houver um Orçamento que responde à vida das pessoas”.
O Conselho de Ministros aprovou este domingo a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que será entregue esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, João Leão, ao presidente da Assembleia da República. O documento é o primeiro a ser apresentado pelo Governo já sem Mário Centeno aos comandos do ministério, mas ainda não tem aprovação garantida no Parlamento.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h50)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Catarina Martins: “Com aquilo que se conhece, não creio que o Bloco tenha condições para viabilizar o Orçamento”
{{ noCommentsLabel }}