Covid-19: Supervisão britânica pede mais apoio para segurados vulneráveis
Ao invés de contactarem clientes só para negociar prazos e condições mais flexíveis, as seguradoras devem providenciar apoio a quem falhe pagamento de prémios, recomenda supervisor britânico.
A Financial Conduct Authority (FCA), entidade de supervisão de seguros do Reino Unido, divulgou novo pacote de orientações dirigidas às companhias de seguros e mediadores pedindo aos operadores para melhorarem o apoio a clientes que enfrentam dificuldades financeiras por causa da pandemia da covid-19.
A nova proposta de conduta da FCA “estabelece que as empresas devem prestar apoio personalizado aos consumidores que já tiveram um adiamento de pagamento e àqueles que se encontram recentemente em dificuldades financeiras devido à alteração das circunstâncias relacionadas com o coronavírus”.
Reforçando as medidas que vigoram desde maio, no âmbito da pandemia e em benefício dos segurados, a Autoridade de Conduta Financeira define novas orientações, que irão vigorar a partir de 31 de outubro, colocando tónica num “apoio personalizado.” Ao invés de contactarem os clientes para lhes proporem condições mais flexíveis no cumprimento das obrigações de pagamento, as seguradoras e mediadores devem contactar os segurados no sentido de lhes prestar auxílio no caso de se encontrarem em dificuldades, dispõe o organismo agora liderado por Nikhil Rathi, Chief Executive da FCA desde 1 de outubro.
No que diz respeito a seguros, as recomendações incluem medidas tais como: reavaliação do perfil de risco do consumidor para ver se lhe poderiam ser oferecidos pagamentos mensais mais baixos; considerar a possibilidade de lhes serem oferecidos outros produtos que melhor satisfaçam as necessidades do consumidor; prestar ajuda para evitar a necessidade de cancelar a cobertura necessária.
Nos casos em que os clientes possuam contratos de crédito regulados (financiamento premium), a ajuda poderia incluir: permissão de o cliente não efetuar pagamentos ou serem reduzidos os pagamentos durante um período especificado; suspensão, redução, renúncia ou cancelamento de quaisquer outros juros ou encargos; concessão de um prazo razoável e a oportunidade de reembolsar a dívida, inclusive através do adiamento de pagamentos em atraso.
No pacote de recomendações (que se mantêm em consulta pública até final do dia 20 de outubro), a FCA sublinha ainda que as empresas de seguros devem comunicar claramente as diferentes opções disponíveis aos clientes, incluindo em websites e aplicações móveis, e encorajem os clientes a estabelecerem contactos em caso de dificuldades financeiras.
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