CSM impede Bacelar Gouveia e Orlando Nascimento de acederem ao Supremo Tribunal de Justiça

Jorge Bacelar Gouveia e Orlando Nascimento estão impedidos de aceder ao Supremo Tribunal de Justiça, avançou a TVI. A decisão foi do Conselho Superior de Magistratura devido às suspeitas de corrupção.

Jorge Bacelar Gouveia, professor universitário e ex-deputado do PSD, e o juiz Orlando Santos Nascimento estão impedidos de aceder ao Supremo Tribunal de Justiça, avançou a TVI. A decisão foi do Conselho Superior de Magistratura.

Segundo o canal , a decisão de interdição do acesso a Jorge Bacelar Gouveia deveu-se a inexistência de vagas para “juristas de mérito”, uma vez que estava prestes a ser nomeado juiz Conselheiro no STJ. Por outro lado, Orlando Nascimento vê a sua entrada como juiz conselheiro suspensa e dependente das conclusões do processo em que está envolvido.

Bacelar Gouveia e Orlando Nascimento estão a ser investigados por corrupção em dois processos diferentes: “Tutti-Frutti” e “Operação Lex”, respetivamente.

O professor universitário, investigado no âmbito da Operação Tutti-Frutti, é suspeito de facilitar a atribuição de doutoramentos a alunos de alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s) a troco de contrapartidas, como diamantes.

Já no caso Operação Lex, a Procuradoria-Geral da República deu por encerrada em setembro a investigação, tendo deduzido acusação para julgamento contra 17 arguidos. Em causa estão os crimes de corrupção passiva e ativa para ato ilícito, recebimento indevido de vantagem, abuso de poder, usurpação de funções, falsificação de documento, fraude fiscal e branqueamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CSM impede Bacelar Gouveia e Orlando Nascimento de acederem ao Supremo Tribunal de Justiça

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião