Hoje nas notícias: Apoio a lojas, retoma e Sporting

  • ECO
  • 11 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As dificuldades da restauração e lojas no novo estado de emergência continua a ser o principal destaque nas notícias, com a Câmara de Lisboa a atribuir apoio a fundo perdido. Nas manchetes estão ainda os segundos trabalhos afetados pela pandemia, o ritmo da recuperação económica e as investigações às SAD de Sporting e Santa Clara.

Restaurantes e lojas de Lisboa podem receber apoio até oito mil euros a fundo perdido

A Câmara de Lisboa vai atribuir às empresas da capital da área do comércio e da restauração que apresentem quebras de 25% ou mais na sua faturação um apoio a fundo perdido. As empresas podem candidatar-se e receber uma ajuda para os próximos quatro meses, que se teme que venham a ser os piores em termos de pandemia, disse ao Jornal de Negócios o presidente da autarquia, Fernando Medina. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Pandemia arrasa segundos empregos

O número de portugueses com um segundo emprego registou a maior deterioração trimestral entre abril e junho deste ano, pelo menos desde 2011. Entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, registou-se uma queda de quase 30%, representando mais de 62 mil pessoas que ficaram sem uma segunda fonte de rendimento, com base nos dados do Inquérito ao Emprego do INE. No primeiro trimestre do ano, 216,4 mil pessoas tinham um segundo emprego, o que representava 4,4% do total das pessoas empregadas. Esse valor caiu para 154,3 mil portugueses no trimestre seguinte, correspondendo a 3,3% da população empregada. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Portugal não terá retoma rápida, mas será sem crise bancária

A Economist Intelligence Unit (EIU) diz que a retoma de Portugal para o próximo ano deverá ser lenta, mas que o país corre riscos reduzidos de cair novamente em crise bancária devido à proteção do Banco Central Europeu (BCE) e dos apoios da União Europeia. “Portugal está a ser afetado por uma recessão económica acentuada e as suas finanças públicas estão-se a deteriorar rapidamente. No entanto, o apoio do BCE está a manter os custos de financiamento em mínimos históricos”, dizem os economistas da unidade. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Álvaro Sobrinho usa dinheiro do BES Angola no Sporting

Álvaro Sobrinho está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de que terá usado dinheiro do Banco Espírito Santo Angola (BESA) para investir no Sporting. Os 20 milhões de euros em questão foram investidos no capital social da Sporting SAD através Holdimo, levando a suspeitas de lavagem de dinheiro. O inquérito, no âmbito do qual a Polícia Judiciária realizou buscas ao Sporting na última segunda-feira, foi aberto há mais de dois anos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Santander penhora contas da SAD do Santa Clara

O incumprimento de pagamento levou o Santander Totta a executar parte de uma dívida de 5,4 milhões de euros da SAD do Santa Clara. A penhora abrange não só as contas da sociedade, mas também de dirigentes, incluindo o presidente Rui Cordeiro, que na segunda-feira foi alvo de buscas da Polícia Judiciária. Em causa estão quatro empréstimos concedidos ainda pelo Banif (que foi comprado pelo Santander Totta), tendo falhado o pagamento de prestações, relativas a dezembro de 2019 e junho de 2020, num valor global de 2,180 milhões de euros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Apoio a lojas, retoma e Sporting

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião