“Tenho dificuldade em adormecer ao pensar nas empresas que estão em dificuldades”, diz Siza Vieira

O ministro da Economia reconhece que não é possível chegar a todas as empresas e trabalhadores com os apoios, mas garante que a resposta económica vai ser "flexível".

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital reconhece que a situação atual é “dramática” e que não é possível cobrir todas as pessoas com os apoios e medidas do Governo de resposta à pandemia. Pedro Siza Vieira nota até que há vários empresários que já estão a usar economias pessoais para aguentar a empresa.

“Todos os dias tenho dificuldade em adormecer ao pensar no conjunto de empresas que estão nestas dificuldades, nos trabalhadores afetados por medidas e no que podemos fazer, sempre sabendo que nunca vamos chegar a toda a gente e cobrir tudo”, disse o ministro, no podcast Política com Palavra, numa edição especial dedicada ao Orçamento do Estado 2021 e transmitida em direto no Facebook.

Siza Vieira aponta que em Portugal existem muitas micro e pequenas empresas, enquanto há muito poucas grandes e médias empresas. De forma geral, “as microempresas em particular têm reservas de caixa muito insuficientes, têm dificuldade em períodos longos com quebra de faturação”, notou, sendo assim bastante afetadas pelas restrições colocadas para conter a pandemia.

No que diz respeito às medidas tomadas pelo Governo, o ministro deixa a garantia de que, “desde o primeiro momento, a resposta económica vai ser flexível, dinâmica e aberta”. Siza Vieira reconhece que “há quem diga que se devia ter avançado mais cedo”, mas defende que “não devemos gastar as munições todas logo na primeira batalha”. Agora, “nesta altura, sobretudo com a ideia de segunda onda e confinamentos na Europa, precisamos de fazer um esforço adicional”, reitera o ministro, explicando assim os novos apoios anunciados na semana passada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Tenho dificuldade em adormecer ao pensar nas empresas que estão em dificuldades”, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião