Onde é que o Novo Banco vai ganhar dinheiro? “Na banca de empresas”

António Ramalho está a preparar um novo plano estratégico para o próximo mandato, e quer pôr o Novo Banco a ganhar dinheiro na banca de empresas. Veja a entrevista em video na íntegra.

António Ramalho, CEO do Novo Banco, em entrevista ao ECO - 08JAN21

António Ramalho é um gestor que não esconde o desconforto, e até incompreensão, com a desconfiança política em torno do Novo Banco. Em entrevista ao ECO, a primeira do novo mandato, e a semanas de voltar a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, o gestor está a definir o novo plano estratégico para os próximos quatro anos. Onde é que o Novo Banco vai ganhar dinheiro? “Vai ganhar dinheiro naquilo que é a sua própria especialização, que é um banco de proximidade, de profissionais e um banco de empresas”, afirma o gestor, neste entrevista em que participaram também Pedro Santos Guerreiro e Paulo Ferreira.

A característica de ser um banco de empresas é que vai ser determinante no futuro. A banca de empresas e a banca de particulares parecem a mesma, mas não é. A banca de particulares é muito vendedora, muito alinhada na estandardização de produtos, enquanto a banca de empresas é de parcerias, e de compreensão e de ouvir os clientes”, disse o CEO do Novo Banco.

António Ramalho admite que vai ser difícil ganhar dinheiro, até no contexto do que classifica de ‘curva nike’, a evolução que antecipa para a evolução económica ao longo de 2021. Antes, Ramalho terá de ir novamente ao Parlamento — e já criou uma comissão específica para responder a todos os pedidos dos deputados –, e faz um ponto de situação (ou de comparação): Os exemplos que existem de reestruturação no estrangeiro, como o caso do Lloyd’s de Horta Osório, demoraram anos e isso “parece despercebido neste mercado, neste retângulo”.

Estamos a viver um momento político muito especial, ainda por cima com esta característica pandémica que cria alguma disrupção. Vamos ter oportunidade de verificar tudo, através de benchmark, de todas as auditorias” e da comissão de inquérito, afirma António Ramalho.

Ramalho revela, nesta entrevista, que o Tribunal de Contas já começou a pedir informações ao Novo Banco, sem revelar detalhes, para uma auditoria que deverá estar concluída no final do primeiro trimestre.

Veja aqui na íntegra a entrevista de António Ramalho ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde é que o Novo Banco vai ganhar dinheiro? “Na banca de empresas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião