Supermercados vão fechar às 17h00 ao fim de semana e às 20h00 aos dias de semana

Todos os estabelecimentos comerciais têm de encerrar às 20h durante a semana e até às 13h aos fins de semana, sendo neste último caso os supermercados podem ficar abertos até às 17h. 

O Governo decidiu apertar as medidas de confinamento para assegurar que os portugueses ficam mesmo em casa. Por isso, o Executivo voltou a decretar limites de funcionamento do comércio, que tem de encerrar às 20h durante a semana e até às 13h aos fins de semana. Exceção feita aos supermercados que podem continuar abertos até às 17h.

“É reposta a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana e todos os estabelecimentos de qualquer natureza devem encerrar às 20h00 nos dias úteis, e às 13h00 aos fins de semana, com exceção do retalho alimentar, que aos fins de semana, se poderá prolongar até às 17h00“, disse o primeiro-ministro, após a reunião de Conselho de Ministros extraordinário.

Além disso, e por forma a restringir a mobilidade dos cidadãos o Executivo decidiu ainda proibir “todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam a deslocação ou concentração de pessoas“, assinalou António Costa. Ao mesmo tempo, também foram tomadas outras medidas relacionadas com o comércio, como, por exemplo, proibida a venda ou entrega ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo café, nos estabelecimentos alimentares autorizados à prática de take-away, bem como proibida a permanência e consumo de bens alimentares, à porta ou na via pública, ou nas imediações, dos estabelecimentos do ramo alimentar.

Esta mudança nas medidas decretadas acontece na sequência dos vários incumprimentos que se têm observado, mas também devido à evolução do número de casos de infeções e mortes por Covid-19 que tem continuado a aumentar. Na conferência de imprensa desta tarde, o primeiro-ministro referiu que, apesar de três dias ser um “período curto para avaliar o impacto das medidas”, as informações recolhidas já pediam novas medidas.

(Notícia atualizada às 19h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supermercados vão fechar às 17h00 ao fim de semana e às 20h00 aos dias de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião