Preparado para 2021? Estas são as três skills obrigatórias

Tome nota: data science, liderança e economia são as três skills que não lhe podem faltar em 2021.

O contexto de incerteza trazido pela pandemia mundial tem deixado profissionais e empresas preocupados com todo o tipo de questões relacionadas com Learning & Development. Agora, e talvez mais do que nunca, é preciso adquirir novos conhecimentos e aprofundar outros para garantir as competências necessárias que o futuro do trabalho (ou o trabalho do futuro) pede.

Por isso mesmo, investir tempo e dinheiro na formação e desenvolvimento dos colaboradores é crucial. Mas, há que investir nos temas certos. Segundo a Fast Company (acesso livre, conteúdo em inglês), a Harvard Business School identificou as três skills que não deveriam faltar a nenhum profissional neste ano que agora começa. Trata-se de literacia em data science, competências de liderança (sobretudo em tempos de crise) e entendimento de economia global.

Data Science

A recolha de grandes quantidades de dados por parte das empresas, através de ferramentas e aplicações tecnológicas, já não é novidade, mas continua a ser uma das áreas que mais interesse desperta às organizações. Extrair esses dados pode significar o aumento da eficiência e do retorno financeiro, bem como contribuir para identificar tendências.

Como tal, para a escola da Universidade Harvard, ainda que as suas funções possam não estar diretamente relacionadas com a ciências dos dados, compreender as suas bases é importante, seja para medir resultados, testar hipóteses ou possibilidades ou até sustentar conclusões. Esta competência pode ajudá-lo a progredir na carreira, alcançar novas oportunidades profissionais e destacar-se dos outros candidatos.

Liderança em tempos de crise

É em contextos de crise que, muitas vezes, se destacam os bons líderes ou verdadeiros líderes de pessoas. É também em tempos de incerteza que se descobrem os profissionais que partilham, tranquilizam e encontram formas inovadoras de responder às necessidades.

Agora, não só saber liderar equipas e pessoas é fundamental, mas, sobretudo, saber liderar em contextos de maior instabilidade, com novas dinâmicas de trabalhos, novos ritmos de vida e espaços físicos. Segundo Nancy Koehn, investigadora da Harvard Business School, existem certas atitudes e comportamentos que qualquer bom líder deve assumir.

Em primeiro lugar, é preciso saber reconhecer quando são cometidos erros, em segundo lugar, ganhar coragem e abordar o medo, o que implica comunicar constantemente riscos e resultados, e, finalmente, em terceiro lugar, fomentar o trabalho de equipa e a motivação de cada colaborador, garantindo que se encontra focado nas suas tarefas.

Economia global

A terceira competência que a Harvard Business School identifica como necessária para o mercado de trabalho de 2021 é a compreensão da economia global. Saber o que está a acontecer economicamente no mundo e o que já aconteceu pode mesmo ajudar na tomada de decisões.

Para a escola americana, a capacidade de relacionar acontecimentos a nível económico, em diferentes períodos históricos ou diversas geografias, ajuda a que os profissionais estejam melhor preparados para tomar decisões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preparado para 2021? Estas são as três skills obrigatórias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião