Atividade económica fecha ano a subir, antes do agravar da pandemia

  • Lusa
  • 22 Janeiro 2021

O indicador para a atividade económica aumentou para -6,4 pontos, enquanto o indicador coincidente para o consumo privado voltou a aumentar para os -2,1 pontos.

Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado voltaram a aumentar em dezembro, face ao mês anterior, seguindo a trajetória iniciada em agosto, divulgou esta sexta-feira o Banco de Portugal (BdP).

O indicador para a atividade económica aumentou para -6,4 pontos, dos -6,7 pontos registados em novembro e o indicador coincidente para o consumo privado voltou também a aumentar para os -2,1 pontos, dos -3,6 pontos registados no mês anterior.

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são “indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico”.

Assim sendo, refere, apresentam um perfil “mais alisado e não se destinam a refletir em cada momento do tempo a evolução da taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais”.

Este comportamento condiciona a leitura dos indicadores em momentos de inflexão das séries.

O BdP salienta também que os valores passados dos indicadores coincidentes, bem como os respetivos pontos de inflexão, podem ser revistos devido quer a revisões estatísticas da informação de base, quer devido à incorporação de nova informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica fecha ano a subir, antes do agravar da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião