Smarties são de todas as cores, mas estão cada vez mais “verdes” e amigos do ambiente

A Nestlé revela que investiu 9,26 milhões de euros na fábrica de Hamburgo, na Alemanha, numa nova linha de produção e para a adaptar às novas embalagens de papel da marca, mais amigas do ambiente.

A Nestlé anunciou esta terça-feira que a sua histórica marca de chocolates Smarties, que marcou a infância de tantas crianças desde 1937, passou agora a utilizar embalagens de papel reciclável em todos os seus produtos e em todo o mundo, incluindo Portugal.

“Esta novidade representa uma transição para papel em 90% das embalagens da gama Smarties, uma vez que 10% delas já eram embaladas em papel reciclável”, revelou a gigante suíça em comunicado.

A gigante suíça revela que investiu 10 milhões de francos suíços (9,26 milhões de euros) só na sua fábrica de Hamburgo, na Alemanha (uma das maiores fábricas da empresa para produtos de confeitaria) numa nova linha de produção e para a adaptar às novas embalagens mais amigas do ambiente.

A nível mundial, a empresa não revela valores totais de investimento nas cerca de 15 fábricas onde de produzem Smarties, mas diz que se trata de “um significativo investimento para atualizar todas as suas fábricas”. E admite que os custos com a compra de embalagens mais amigas do ambiente para os seus produtos aumentaram também significativamente, mas que se trata de um “investimento que será aproveitado para outras gamas de produtos da Nestlé”, em breve.

Num evento online, transmitido simultaneamente a nível global, para revelar a nova estratégia e as novas embalagens, a Nestlé revelou que por ano são vendidas 276 milhões de embalagens de Smarties globalmente, todas elas agora 100% de plástico.

Com esta mudança, a Smarties evitará a utilização de aproximadamente 250 milhões de embalagens em plástico, que eram vendidas por ano em todo o mundo, o equivalente a 400 toneladas métricas de plástico. E torna-se assim na primeira marca global de confeitaria a mudar para embalagens de papel reciclável.

Alexander von Maillot, Diretor Global de Confeitaria da Nestlé, afirmou: “Mudar as embalagens de Smarties para papel reciclável é uma das nossas principais iniciativas de embalagens sustentáveis ​​nesta categoria de produtos. É mais um passo na concretização da ambição da Nestlé de tornar todas as suas embalagens recicláveis ​​ou reutilizáveis ​​até 2025 e de reduzir a utilização de plásticos virgens para um terço no mesmo período.”

De acordo com a gigante suíça, a nova embalagem em papel de Smarties é de origem renovável e é feita de papel revestido, tem etiquetas em papel e também utiliza cartão. Nos rótulos estão também incluídas informações sobre como as reciclar, colocando-as no ecoponto azul, após a sua utilização.

Louise Barrett, Diretora do Confectionery Product Technology Center da Nestlé , no Reino Unido, acrescentou: “O desenvolvimento de soluções de embalagens seguras e em papel para a marca Smarties exigiu o pioneirismo de novos materiais e a realização de testes por especialistas em embalagens da Nestlé no nosso Centro de I&D para confeitaria, localizado em York, e também no Nestlé Institute of Packaging Sciences, localizado em Lausanne, na Suíça. Adaptámos as nossas linhas de produção existentes para permitir o manuseamento cuidadoso exigido pela matéria-prima papel, ao mesmo tempo que garantimos a reciclabilidade em todos os novos formatos”.

Neste Institute of Packaging Sciences, na Suíça, trabalham atualmente 50 pessoas.

A Nestlé está presente em 189 países em todo o mundo. Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Smarties são de todas as cores, mas estão cada vez mais “verdes” e amigos do ambiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião