Advogados demitem-se da Ordem por presença em congresso do Chega

O seis membros demissionários do Conselho Geral da Ordem dos Advogados lamentaram a presença da OA no congresso do partido político Chega.

Os seis membros do Conselho Geral da Ordem dos Advogados (OA) que apresentaram a sua demissão no início do mês de fevereiro lamentaram a presença da OA no congresso do partido político Chega.

Os demissionários – ex-vice-presidente Rui da Silva Leal e cinco ex-vogais Pedro Reis, Tânia Lima da Mota, Paulo Pita Soares, José Rodrigues Lourenço e Madalena Alves Pereira – mostraram a sua indignação numa carta. “Calámos, por lealdade ao Senhor bastonário, a repulsa que nos causou saber, pela televisão, que a Ordem dos Advogados se fez representar“, referem.

A saída dos seis membros em causa, já foi aceite pelo Conselho Superior da Ordem, mais concretamente pela presidente Paula Lourenço.

Recorde-se que à Advocatus, fonte próxima da OA explicou que a situação está a ser resolvida e que já existem membros substitutos.

Em causa está um protesto contra a liderança do bastonário da OA, Luís Menezes Leitão, sendo um dos motivos apontados a falta de apoio da OA aos advogados que têm vindo a ter sucessivas quebras de rendimento devido à pandemia.

Com a saída destes seis membros, o Conselho Geral aumenta o número de “baixas” no órgão, uma vez que recentemente perderam dois.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Advogados demitem-se da Ordem por presença em congresso do Chega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião