Nas notícias lá fora: vacinas, emissões de carbono e Brexit

A Áustria e a Dinamarca estão a pensar formar uma "aliança de vacinas" com Israel, enquanto a Organização Mundial de Saúde alerta que dificilmente a pandemia terminará este ano.

Numa altura em que vários países ainda avançam com restrições para travar a propagação de Covid-19, a Organização Mundial de Saúde alerta que dificilmente a pandemia terminará este ano. A vacinação é uma fonte de esperança, e a Áustria e a Dinamarca estão a pensar formar uma “aliança” com Israel neste campo. Já em Londres, outra preocupação das empresas é o Brexit, que motivou movimentações de ativos para a Europa. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

Áustria e Dinamarca fazem “aliança de vacinas” com Israel

A Áustria e a Dinamarca estão a planear formar uma “aliança de vacinas” com Israel para combater futuras vagas de coronavírus. O chanceler austríaco Sebastian Kurz e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen vão a Jerusalém esta semana para discutir uma nova abordagem conjunta com o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu. No centro das discussões estarão os planos para construir instalações de produção no país para vacinas de mRNA, sendo que os três países estão em negociações com a Pfizer e Moderna sobre as suas fábricas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

É pouco provável que pandemia termine até o final do ano, alerta OMS

Apesar da propagação da Covid-19 estar a desacelerar em alguns países devido a confinamentos e programas de vacinação, é “prematuro” e “irrealista” pensar que a pandemia acabará até o final do ano, avisou o diretor executivo dos serviços de emergência da Organização Mundial de Saúde. O número de novas infeções globais aumentou na semana passada pela primeira vez em quase dois meses, mas o diretor sublinha que — se as vacinas começarem a ter impacto “significativo na dinâmica de transmissão e no risco de transmissão” — será possível acelerar o controlo desta pandemia.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

TechCrunch

Twitter vai banir utilizadores por desinformação reiterada sobre vacinas

O Twitter anunciou que vai intensificar a luta contra a desinformação sobre as vacinas para a Covid-19, prevendo a possibilidade de banir utilizadores, após cinco avisos. “Acreditamos que este sistema ajudará a educar o público sobre os nossos regulamentos e a reduzir a propagação de informações potencialmente perigosas ou enganadoras no Twitter, especialmente em infrações repetidas, moderadas ou graves”, disse a rede social em comunicado.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Emissões globais de carbono regressam a níveis pré-confinamento

As emissões globais de carbono relacionadas com energia foram mais altas em dezembro do que no mesmo mês de 2019, já que a atividade poluente recuperou dos confinamentos devido à Covid-19. A pandemia resultou na maior queda absoluta nas emissões anuais globais de CO2 relacionadas com energia em 2020. Mas a recuperação da atividade no segundo semestre do ano passada e a “falta de políticas de energia limpa” fizeram com que as emissões aumentassem mais 2% ao ano em dezembro, alerta a Agência Internacional de Energia.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

Brexit leva empresas a transferir 100 mil milhões de libras em ativos de Londres para UE

As empresas de Londres planeavam, nos últimos meses de 2020, transferir quase 100 mil milhões de libras em ativos para a União Europeia, elevando o valor total dos ativos perdidos para o bloco desde a votação do Brexit para 1,3 biliões, de acordo com um novo estudo da EY. Os dados da consultora apontam para decisões de última hora por parte das empresas antes de 31 de dezembro, depois de o acordo comercial com a UE não oferecer concessões para o setor de serviços financeiros, obrigando a transferir pessoal e ativos para continuar a servir os clientes da bloco.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: vacinas, emissões de carbono e Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião