Amanda Blanc designada pelo Reino Unido Campeã da diversidade de género
A CEO da Aviva Plc sucede à Dama Jayne-Anne Gadhia no papel de Women in Finance Champion do Reino Unido para a inclusão e diversidade de género no setor financeiro.
Presidente executiva (CEO) da Aviva Plc desde julho de 2020, Amanda Blanc é a pessoa escolhida pelo Reino Unido para representar a causa da diversidade de género no setor financeiro, nos próximos quatro anos, à luz dos objetivos definidos na Women in Finance Charter, cartilha do Tesouro britânico para a causa da paridade.
A Declaração, ou carta de compromisso, criada em março de 2016 e aplicada desde 2017, conta atualmente com mais de 400 entidades signatárias (em conjunto empregando 950 mil pessoas), constitui-se como quadro de referência para promover o acesso das mulheres a níveis de liderança, funcionando também como a cartilha da indústria financeira britânica em termos das metas de inclusão e diversidade de género.
O documento, que serve ainda para escrutinar o cumprimento desses objetivos por parte das organizações signatárias, estabeleceu como meta a três anos (2020), que as mulheres representassem 40% dos cargos de gestão e que, a liderança no setor financeiro, se aproxime da paridade no médio prazo.
A quarta avaliação da agenda Women in Finance, coincidindo com a nomeação da CEO da Aviva para liderar o movimento de paridade, mostra que 70% das 209 entidades – que já eram signatárias da Charter antes de setembro de 2019 – alcançou ou está a caminho de concretizar os objetivos no limite dos prazos assumidos, indica o relatório anual que o Tesouro do Reino Unido divulgou sobre o tema.
Com a designação de Amanda Blanc para capitanear a causa da inclusão e diversidade, o secretário do Tesouro para economia, John Glen, agradeceu a Dame Jayne-Anne por ter inspirado a criação e liderado a Women in Finance Charter desde 2016, e saudou Amanda, que assume agora as rédeas do projeto britânico para a diversidade de género e a inclusão nos próximos anos.
“Assumir a função Women in Finance Champion é uma honra enorme, mas também uma grande responsabilidade. Assegurar que as mulheres tenham tantas oportunidades como os homens nos serviços financeiros é fundamental. (…) Existem ainda demasiadas barreiras a impedir que as mulheres evoluam nos serviços financeiros. Temos de trabalhar mais depressa e com mais afinco. Agora é o momento de menos conversa e mais ação”, afirmou Amanda Blanc, CEO da Aviva Plc, citada no comunicado da secretaria geral do Tesouro, cuja orgânica é independente do Governo.
No grupo segurador que lidera, Amanda transmite uma mensagem simples às mulheres: “Autoconfiança. Tenham confiança em vós próprias.” Para cumprir os seus objetivos face à Women in Finance Charter, a Aviva Plc terá de garantir que seis de cada 10 designações para postos de nível sénior este ano e em 2022 sejam preenchidas por mulheres, assume a seguradora sobre a estratégia interna para a igualdade género.
A UK Finance, organização que representa os interesses da banca e dos serviços financeiros britânicos junto do Governo e ao nível internacional, é subscritora da Charter e a entidade que faz chegar ao Tesouro os relatórios periódicos relativos à evolução social do setor. Num reporte de atualização, em setembro de 2020, a UK Finance já se congratulava com 38,5% de representatividade das mulheres em postos de nível sénior da organização, contra 30% em 2017, quando assinou a Charter.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Amanda Blanc designada pelo Reino Unido Campeã da diversidade de género
{{ noCommentsLabel }}