5 coisas que vão marcar o dia

O Parlamento nacional discute o Programa de Estabilidade enquanto o Parlamento europeu decide o mandato de negociação do certificado verde digital. Estes e outros temas vão marcar o dia.

O Governo anuncia esta quinta-feira se o país avança ou não para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, bem como em que moldes. É expectável que Portugal passe ao estado de calamidade, depois de não ter sido pedida a renovação do estado de emergência. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar a estimativa rápida da taxa de desemprego de março e o Banco de Portugal (BdP) divulga o relatório do dos Sistemas de Pagamentos de 2020.

País avança ou não no desconfinamento?

O Presidente da República anunciou na terça-feira o fim do estado de emergência, após quase seis meses consecutivos de renovações. Ainda assim, as restrições não deverão acabar. Esta quinta-feira o Governo, reunido em Conselho de Ministros, vai revelar as restrições que se mantêm, sendo expectável que o país avance para a quarta fase do plano de desconfinamento apresentado em março. Todo o país deverá regressar ao estado de calamidade, mas poderá haver locais que ficam a “marcar passo” e outros que recuam, como aconteceu há duas semanas.

Parlamento debate Programa de Estabilidade

O Governo vai apresentar e debater esta quinta-feira o Programa de Estabilidade na Assembleia da República, sendo expectável que haja críticas da esquerda à direita. O documento, entregue a 15 de abril pelo Ministério das Finanças, traça as perspetivas económicas até 2025: o PIB deverá crescer 4% em 2021, ao passo que o défice ficará nos 4,5%, seguindo-se uma aceleração da economia em 2022 para um crescimento de 4,9%, enquanto o défice baixa para os 3,2%. Estarão ainda em discussão projetos de resolução do PCP, PSD e CDS e a Lei das Grandes Opções para 2021-2025.

Desemprego baixa em março com desconfinamento?

O mercado de trabalho tem mostrado resiliência até ao momento, com as medidas de apoio ao emprego, como o lay-off simplificado, a prevenirem uma vaga de despedimentos, mesmo no segundo confinamento. A taxa de desemprego subiu em janeiro para 6,9% e estabilizou nesse número em fevereiro. Esta quinta-feira, o INE vai divulgar a estimativa rápida para março, mês em que o país começou a desconfinar. Por um lado, pode haver mais emprego com a reabertura da economia. Por outro, pode haver inativos que deixem de o ser com o aliviar das restrições.

Certificado Verde Digital votado no Parlamento Europeu

Esta quinta-feira conhece-se o resultado da votação dos eurodeputados da proposta da Comissão Europeia para o Certificado Verde Digital, que vai permitir viajar com maior facilidade entre os 27 Estados-membros. O objetivo da União Europeia é que o certificado esteja operacional até ao início do verão e que indique se o seu titular já recebeu a vacina contra a Covid-19 ou se esteve infetado. Para já, é preciso que o Parlamento Europeu aprove o seu mandato para as negociações com os Estados-membros. O Conselho adotou o seu mandato de negociação já a 14 de abril.

BdP divulga relatório dos Sistemas de Pagamentos

Como é que mudaram os hábitos dos portugueses relativamente aos pagamentos por causa da pandemia? Já se sabe que houve um aumento dos pagamentos contactless, por exemplo, mas o relatório do BdP sobre os Sistemas de Pagamentos em 2020, que vai ser divulgado esta quinta-feira, terá mais pormenores sobre o que mudou na vida financeira dos cidadãos. Em 2019, o recurso à tecnologia contactless representou 7,8% do valor total de compras com cartão, duplicando o seu peso face a 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião