Garrafas de plástico recicladas já deram 662 mil euros em vales de supermercado

Os portugueses entregaram uma média de cerca de 38 mil embalagens por dia (15 milhões no total) nas 23 máquinas de recolha automática instaladas desde março de 2020 em grandes superfícies comerciais.

De acordo com os mais recentes números divulgados pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, o projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis já ultrapassou a fasquia de 15 milhões de embalagens recolhidas, sendo que 68% são de capacidade acima dos 0,5 litros.

Aos consumidores foram atribuídos 662.601 euros em prémios (talões de desconto em compras ou doados a instituições de solidariedade social) pela devolução destas embalagens.

“Os portugueses entregaram uma média de cerca de 38 mil embalagens por dia nas 23 máquinas de recolha automática instaladas desde março de 2020 em grandes superfícies comerciais de todo o país. Esta quantidade de embalagens corresponde a cerca de 416 toneladas de plástico PET (polietileno), encaminhado para reciclagem”, informou o MAAc em comunicado.

Este projeto é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental no montante de um milhão e 665 mil euros e foi desenvolvido com o objetivo de “produzir ensinamentos para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens em Portugal”, que irá contribuir para o cumprimento das metas de recolha seletiva impostas pela Diretiva da União Europeia relativa aos plásticos de uso único.

Até 2025 os Estados-Membros terão de recolher seletivamente 77% das garrafas de bebidas e incorporar 25% de plástico reciclado nas novas garrafas.

Com o objetivo de preparar a implementação do sistema de depósito em Portugal, encontram-se também em fase de execução os oito projetos-piloto selecionados no aviso “Sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas”, apoiados pelo EEA Grants no montante global de 6,4 milhões de euros.

“Todos estes projetos têm um impacto direto nas taxas de recolha, na qualidade do material recolhido e reciclado, gerando oportunidades para o setor da reciclagem e o mercado de materiais reciclados, permitindo, simultaneamente, testar a adesão dos cidadãos e compreender as tipologias de embalagem entregues (volume, material)”, refere o MAAC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garrafas de plástico recicladas já deram 662 mil euros em vales de supermercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião