PAN lamenta ‘chumbo’ da audição de Rui Pinto e acusa partidos de hipocrisia
"De que é que o PS tem medo?", perguntou o deputado do PAN, partido autor do requerimento para ouvir Rui Pinto. A audição foi chumbada pelo PS e CDS esta quinta-feira.
O porta-voz do PAN lamentou esta quinta-feira o ‘chumbo’ da audição de Rui Pinto, criador dos ‘Football Leaks’ e arguido no caso com o mesmo nome, considerando “hipócrita” que a comissão de inquérito ao Novo Banco não o queira ouvir.
Na votação efetuada na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, os deputados do PSD, BE, PCP e PAN votaram a favor, João Cotrim de Figueiredo (IL) absteve-se e PS e CDS-PP votaram contra.
“É absolutamente hipócrita que não queiram ouvir a fonte da informação, quando depois a utilizam quando esta é veiculada pelos órgãos de comunicação social, a pergunta que fica é: de que é que o PS tem medo?”, perguntou o deputado do PAN, partido autor do requerimento.
Segundo André Silva, “todos os problemas na origem do grave problema financeiro do BES estão também relacionados com negociatas do BES/Angola”.
“O cidadão Rui Pinto tem informações sobre transferências do BES para o BES Angola na ordem dos 600 ME através de empresas fictícias em ‘off shores'”, apontou.
O deputado recordou que Rui Pinto está a colaborar com a Polícia Judiciária e lembrou que a comissão de inquérito tem “poderes especiais”.
“É de facto de lamentar que estes partidos, nomeadamente o PS, chamem à comissão figurões que muitos vêm gozar com os deputados e com os cidadãos, mas quando é necessário ouvir a origem dessa informação o PS entende que não o deve fazer”, criticou, considerando que o parlamento “perdeu uma oportunidade fantástica” de avançar nesta investigação.
A audição de Rui Pinto, criador dos ‘Football Leaks’ e arguido no caso com o mesmo nome, foi esta quinta-feira chumbada na comissão de inquérito ao Novo Banco, depois de dois empates na votação, o que à segunda significa chumbo.
Depois de um primeiro empate 8-8 (a votação é feita por número de deputados), os parlamentares esgrimiram argumentos sobre a forma de obtenção da informação a que Rui Pinto teve acesso, a questão que os dividiu.
A votação acabou por ser repetida com o mesmo resultado e, nos termos do Regimento da Assembleia da República, um empate à segunda votação equivale a rejeição.
No final dos trabalhos, o deputado do PCP Duarte Alves lamentou que, “pela convergência de votos do PS, IL e CDS, não tenha sido possível realizar-se esta audição”.
Rui Pinto, afirmou, “está em colaboração com autoridades judiciais a prestar informações”, que estão a ser usadas, pelo que “não há razão” para a comissão de inquérito “não tenha acesso a essas informações”, dado que tem “poderes equiparados ao das entidade judiciais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PAN lamenta ‘chumbo’ da audição de Rui Pinto e acusa partidos de hipocrisia
{{ noCommentsLabel }}