Sócrates vai ser julgado por juíza do caso Rui Pinto
Juíza Margarida Alves será a presidente do coletivo que julgará José Sócrates no processo separado da Operação Marquês.
A juíza Margarida Alves será a presidente do coletivo de magistrados que julgará José Sócrates e Carlos Santos Silva. O sorteio do coletivo aconteceu esta sexta-feira. A magistrada é a mesma que preside ao julgamento do hacker Rui Pinto.
Na sexta-feira, o juiz Ivo Rosa assinou um despacho em que deu por encerrada a instrução do processo e ordenou o envio para o Juízo Central Criminal de Lisboa, para dar seguimento ao julgamento de Sócrates e de Santos Silva. Os arguidos serão julgados por seis crimes, em coautoria, de branqueamento de capitais e falsificação de documentos.
Bárbara André fará também parte do coletivo, faltando ainda saber quem será o segundo ‘asa’ do coletivo.
Ivo Rosa anunciou na sexta-feira estar encerrada a fase instrutória, bem como “decididas todas as questões relacionadas com a decisão instrutória”, ficando oficialmente ‘livre’ do processo da Operação Marquês.
Na decisão, tornada pública a 9 de abril, o juiz decidiu que José Sócrates, acusado de 31 crimes, só deveria ir a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e outros três de falsificação de documentos, os mesmos pelos quais o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva está pronunciado.
Dos 28 arguidos foram pronunciados além de Sócrates e Carlos Santos Silva, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, por três crimes de abuso de confiança o antigo ministro Armando Vara por lavagem de dinheiro e o ex-motorista de Sócrates João Perna por posse ilegal de arma.
O juiz decidiu não levar a julgamento os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca, entre outros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sócrates vai ser julgado por juíza do caso Rui Pinto
{{ noCommentsLabel }}