Governos e elétricas querem construir Península Ibérica “mais verde”

  • Capital Verde
  • 18 Junho 2021

Sara Aagesen, secretária de Estado da Energia de Espanha, diz que os dois países podem ser líderes na transição energética. Galamba destacou a impotância do investimento e desenvolvimento tecnológico.

Portugal e Espanha têm todo o potencial para serem líderes na transição energética, construindo uma Península Ibérica “mais verde, mais digital e inclusiva”. A garantia foi dada por Sara Aagesen, secretária de Estado da Energia de Espanha no segundo encontro dos Seminários Ibéricos de Energia, organizada pela Fundação Repsol, a Câmara de Comércio Espanhola e a Câmara de Comércio Espanhol-Portuguesa. A governante espanhola salientou ainda a importância da colaboração público-privada para acelerar esta transição.

Por seu lado, o seu homólogo português, o secretário de Estado da Energia de Portugal, João Galamba, destacou no evento a importância do investimento e do desenvolvimento tecnológico para o avanço na transição energética.

Sentados à mesma mesa, Andy Brown, CEO da GALP, Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e EDP Renováveis, Antonio Brufau, presidente da Repsol, e Francisco Reynés, presidente executivo da Naturgy, também analisaram o papel que cabe ao setor energético dos dois países na mesa redonda “Empresas e colaboração público-privada: o acelerador na transição energética na Península Ibérica”.

Para Antonio Brufau, da Repsol, o setor energético enfrenta novos desafios no contexto atual, mas também novas oportunidades, entre elas a colaboração público-privada, que considerou ser fundamental. O presidente da Repsol salientou a necessidade de avançar para uma economia descarbonizada e digitalizada, e assegurou que “é necessário apostar na força industrial, a ciência e a tecnologia, procurando as soluções mais competitivas para conseguir uma transição energética justa”.

Andy Brown, CEO da Galp, mencionou que a colaboração entre entidades públicas e privadas será fundamental para aumentar a competitividade e facilitar o desenvolvimento de novos negócios na Península Ibérica, tais como o hidrogénio e a cadeia de valor das baterias.

Durante o seu discurso, Miguel Stilwell d’Andrade referiu por seu lado que é necessário avançar para uma transição energética rentável e em harmonia com a sociedade. O CEO da EDP e da EDP Renováveis afirmou que os fundos europeus são uma oportunidade para avançar nesta direção, promovendo a inovação e a ciência.

Francisco Reynés, da Naturgy, salientou que o setor público e as empresas devem trabalhar em conjunto para alcançar as condições necessárias para promover o investimento no quadro da transição energética.

Os Seminários Ibéricos de Energia tiveram início a 8 de junho e o último encontro terá lugar a 29 de junho, com foco na análise do papel da Europa face aos objetivos climáticos, o panorama geopolítico e as megapotências energéticas no contexto ibérico. Contará com a participação de Reyes Maroto, Ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha e João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Transição Energética de Portugal.

A Fundação Repsol, a Câmara de Comércio Espanhola e a Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa estão a organizar os Seminários Ibéricos de Energia, um ciclo de três encontros digitais para explorar as oportunidades e sinergias entre Espanha e Portugal, para avançar em conjunto no sentido de uma transição energética sustentável e inclusiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governos e elétricas querem construir Península Ibérica “mais verde”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião