Governo vai avançar com regime jurídico das zonas livres tecnológicas

Em Matosinhos, Siza Vieira lembrou que a cidade tem uma zona livre tecnológica para teste de veículos autónomos. Governo quer alargar experiência a todo o país e aprova novo regime esta quinta-feira.

O Governo vai aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o regime jurídico das zonas livres tecnológicas, que permitirá a criação de “ambientes onde novas tecnologias e novas ideias podem ser testadas em circunstâncias reais”, anunciou o ministro Pedro Siza Vieira.

“Matosinhos tem uma zona livre tecnológica para teste de veículos autónomos, por exemplo. E vamos aprovar amanhã o regime jurídico das zonas livres tecnológicas, que permitirá alargar esta experiência a outros territórios, mas também a outro tipo de tecnologias“, anunciou o governante na conferência “Glocal Matosinhos – Pensar Global Agir Local”, promovida pelo Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Para Siza Vieira, é preciso intensificar a aposta nos “fatores críticos para o aumento da produtividade [de Portugal] para servir o mundo”, dando o exemplo do reforço da qualificação dos recursos humanos e da atração de centros de produção de conhecimento, como o Ceiia.

O ministro da Economia e da Transição Digital adiantou ainda que esta quarta-feira será lançado o programa de agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, onde serão convocadas “empresas e instituições do sistema científico e tecnológico a colaborarem em projetos que sejam capazes de incorporarem nos processos e produtos que as nossas empresas destinam aos mercados externos inovação e tecnologia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai avançar com regime jurídico das zonas livres tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião